Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11008
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Tatiana da Costa | - |
dc.contributor.author | Mercadante, Amanda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T13:30:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MERCADANTE, Amanda da Silva. Entre diferenças e semelhanças: arte postal de Paulo Bruscky e Albert Harrigan. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11008 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Paulo Bruscky | pt_BR |
dc.subject | Albert Harrigan | pt_BR |
dc.subject | Arte postal | pt_BR |
dc.subject | Ironia | pt_BR |
dc.subject | Rede | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Reprodução de imagens | pt_BR |
dc.title | Entre diferenças e semelhanças: arte postal de Paulo Bruscky e Albert Harrigan | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0950860379522727 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia busca compreender e dimensionar a Arte Postal no contexto brasileiro e latino americano em relação ao movimento no restante do mundo. Analisa-se através das diferenças e semelhanças de produção dos artistas Paulo Bruscky e Albert Harrigan, visto que é importante o desenvolvimento de pesquisas sobre a Arte Postal e os artistas que participaram da rede postal. No estudo foi necessário rever os principais conceitos da História da Arte, como: definição de arte, Arte Contemporânea e Arte Conceitual; assim como analisar a teoria Ator Rede do sociólogo Bruno Latour, compreendendo a noção de rede na comunicação. Para isso, são utilizados livros, artigos e entrevista, fundamentando a pesquisa. Com base nessas ferramentas de pesquisa, foi possível observar que Paulo Bruscky e Albert Harrigan possuíam o mesmo objetivo de criticar ou ironizar a questão sociopolítica do país. Todavia, cada um dos artistas portavam seus próprios métodos de produção artística: Bruscky com a utilização de meios mecânicos de produção de imagem e Harrigan com o uso da produção manual de imagens associada, também, com equipamentos de reprodução de imagens. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASMercadante.pdf | 977.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.