Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReinaldim, Ivair Junior-
dc.contributor.authorSeage, Cynthia Anne Teixeira-
dc.date.accessioned2020-01-14T14:20:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSEAGE, Cynthia Anne Teixeira. Tecendo resistências: costurar-se, bordar-se, suturar-se: mulheres artistas e a ressignificação do corpo-imagem na arte contemporânea. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11027-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCosturapt_BR
dc.subjectBordadopt_BR
dc.subjectSuturapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.titleTecendo resistências: costurar-se, bordar-se, suturar-se: mulheres artistas e a ressignificação do corpo-imagem na arte contemporâneapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8262670584863922pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso se propõe a instigar reflexão sobre como mulheres artistas contemporâneas ressignificam imagens de mulheres, ao se apropriarem de particularidades das técnicas da costura, do bordado e da sutura como linguagens artísticas. O questionamento crítico da sociedade brasileira é urdido com linha e agulha pelas mãos das artistas Letícia Parente, Anna Teresa Barboza, Rosana Paulino e Roberta Barros. A pesquisa tem como alicerce teórico Rozsika Parker, Ana Paula Simioni, Regilene Sarzi, Teresa Matos Pereira, Talita Trizoli, Luana Saturnino Tvardovskas, entre outras, estudiosas que pensaram as potencialidades discursivas e metafóricas dentro de um viés de gênero, artístico, social e político. Se baseia também nos compêndios das exposições Mulheres Radicais (Pinacoteca-SP) e Histórias das Mulheres, Histórias Feministas (MASP). Entre um ponto e outro, novas narrativas são tecidas, permitindo análises e transversalidades com questões de gênero, relações de poder, construção de memória, imagem e cultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CATSeage.pdf1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.