Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/11027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reinaldim, Ivair Junior | - |
dc.contributor.author | Seage, Cynthia Anne Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T14:20:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:38Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SEAGE, Cynthia Anne Teixeira. Tecendo resistências: costurar-se, bordar-se, suturar-se: mulheres artistas e a ressignificação do corpo-imagem na arte contemporânea. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11027 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Costura | pt_BR |
dc.subject | Bordado | pt_BR |
dc.subject | Sutura | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.title | Tecendo resistências: costurar-se, bordar-se, suturar-se: mulheres artistas e a ressignificação do corpo-imagem na arte contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8262670584863922 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso se propõe a instigar reflexão sobre como mulheres artistas contemporâneas ressignificam imagens de mulheres, ao se apropriarem de particularidades das técnicas da costura, do bordado e da sutura como linguagens artísticas. O questionamento crítico da sociedade brasileira é urdido com linha e agulha pelas mãos das artistas Letícia Parente, Anna Teresa Barboza, Rosana Paulino e Roberta Barros. A pesquisa tem como alicerce teórico Rozsika Parker, Ana Paula Simioni, Regilene Sarzi, Teresa Matos Pereira, Talita Trizoli, Luana Saturnino Tvardovskas, entre outras, estudiosas que pensaram as potencialidades discursivas e metafóricas dentro de um viés de gênero, artístico, social e político. Se baseia também nos compêndios das exposições Mulheres Radicais (Pinacoteca-SP) e Histórias das Mulheres, Histórias Feministas (MASP). Entre um ponto e outro, novas narrativas são tecidas, permitindo análises e transversalidades com questões de gênero, relações de poder, construção de memória, imagem e cultura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História da Arte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CATSeage.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.