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dc.contributor.advisorRodrigues, Silas Pessini-
dc.contributor.authorMendes, João Henrique Leite-
dc.date.accessioned2020-01-22T22:58:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:40Z-
dc.date.issued2019-07-08-
dc.identifier.citationMENDES, João Henrique Leite. Estratégias de sensibilização para o ensino de botânica no ensino médio. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Ufrj, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11093-
dc.description.abstractThe teaching of Botany in Basic Education has been characterized as discouraging for students in Brazil, mainly due to the traditional teaching methodologies practiced by the teachers. It discusses the role of pre-class approaches, involving the relationships between the object of study and the daily life of the student, as a strategy to attract student’s attention to specific content. In this way, this work had as objective to evaluate the process of "initial sensitization of the student", through the use of methods that aim to stimulate students' interest in Botany, before a class in this area. The first step was to list strategies already described along with the development of new strategies related to the concepts addressed in secondary education in the context of regular education, according to the competences and skills required by the National High School Examination (ENEM) and (Encceja), both offered by the Ministry of Education (MEC). In the second stage, some Sensitivity Strategies were evaluated in a high school class, obtaining qualitative and quantitative data from the comparison with controlled groups. The results showed an increase in students' interest in botanical subjects in the groups that passed through the strategies. From these experiences, the work presents a guide of simple strategies to be used by botany teachers at the beginning of each lesson related to the Botany concepts of the curriculum required by ENEM and Encceja.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectBotanyen
dc.subjectAwarenessen
dc.titleEstratégias de sensibilização para o ensino de botânica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeAwareness strategies for teaching botany in high schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9067991933812274pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4557273626411661pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6233173158475582pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Diolina Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0341541450627705pt_BR
dc.contributor.referee3Braga, Carolina Alvares da Cunha Azeredo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062377650145910pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Botânica na Educação Básica tem sido caracterizado como desestimulante para os alunos no Brasil, sobretudo devido às metodologias tradicionais de ensino praticadas pelos professores. Discute-se o papel de abordagens pré-aula utilizadas por professores, envolvendo as relações entre o objeto de estudo e o cotidiano do educando, como estratégia de atração da atenção dos alunos para um conteúdo específico. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar o processo de “sensibilização inicial do aluno”, através da utilização de métodos que visam estimular o interesse dos alunos por Botânica, antes de uma aula nesta área. Em uma primeira etapa, listou-se estratégias já descritas juntamente com o desenvolvimento de novas estratégias relacionadas aos conceitos abordados no ensino médio, no âmbito do ensino regular, de acordo com as competências e habilidades exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), ambos oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Na segunda etapa, avaliou-se algumas Estratégias de Sensibilização em uma turma do Ensino Médio, obtendo-se dados qualitativos e quantitativos a partir da comparação com grupos controlados. Os resultados encontrados demonstraram um aumento no interesse dos alunos por assuntos botânicos nas turmas que passaram pelas estratégias. A partir destas experiências, o trabalho apresenta um guia de estratégias simples para serem utilizadas por professores de Botânica no inicio de cada aula relativa aos conceitos de Botânica do currículo exigido pelo ENEM e Encceja.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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