Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11094
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dc.contributor.advisorTavares, Eliana Schwartz-
dc.contributor.authorSantos, Leonardo Lima dos-
dc.date.accessioned2020-01-22T23:59:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:40Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Leonardo Lima dos. O jardim itinerante como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem de botânica no ensino médio. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Ufrj, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11094-
dc.description.abstractThe content of Botany for basic education in Brazil is still taught through a traditional method, which prioritizes conventional ways of communication. It is basically theoretical and transmissive, giving excessive value to the content and its conceptual aspects. This merely descriptive way of teaching in the basic school environment can generate a low stimulus and disinterest on the part of the students and teachers. The current work presents a project of construction of an itinerant garden, which helps facilitating the teaching of Botany in formal and non-formal environments. The garden is designed as a tray with dimensions appropriate to be carried in the trunk of a popular car. Plant species with a didactic profile were chosen to help to create a meaningfull learning relationship through a playfull and investigative proposal. The plants were grouped in the main taxonomic groups: non-vascular plants, ferns, naked seed plants and flowering plants. The experimental application took place in the National Science and Technology Week (SNCT) and in a state educational unit, located in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The qualitative evaluation showed the students' high degree of learning commitment in the contact with the itinerant garden, helping to build the teaching of Botany. We expect that the use of the garden would contribute to a better integration of the knowledge by the students, collaborating to the formation of critical and skilled students.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJardins didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectJardim sensorialpt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectDidactic gardensen
dc.subjectSensory gardenen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectPedagogical toolen
dc.titleO jardim itinerante como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem de botânica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe itinerant garden as a facilitating tool in the teaching-learning process of botany in high schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5830102851113743pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2370758941100401pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Nina Cláudia Barboza da-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2173209980881589pt_BR
dc.contributor.referee1Mantuano, Dulce Gilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3426238035851990pt_BR
dc.contributor.referee2Defaveri, Anna Carina Antunes e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3527541324799469pt_BR
dc.description.resumoO conteúdo de Botânica para a educação básica no Brasil ainda é ministrado através de um método tradicional, que prioriza modalidades convencionais de comunicação, sendo basicamente teórico e transmissivo, valorizando os aspectos conteudistas e conceituais. Essa forma meramente descritiva pode gerar um baixo estímulo e desinteresse por parte dos alunos e professores no ambiente escolar. O presente trabalho teve como proposta desenvolver um jardim pedagógico itinerante que auxilie como instrumento facilitador do ensino de Botânica em ambientes formais e não formais. O jardim foi concebido na forma de um tabuleiro com dimensões apropriadas para que possa ser transportado no porta-malas de um carro popular. Foram escolhidas espécies de plantas com perfil didático, que possam auxiliar a criar uma relação significativa de aprendizagem, através de uma proposta lúdica e investigativa. As plantas foram agrupadas nos principais grupos: plantas avasculares, plantas vasculares sem sementes, plantas com sementes nuas e plantas com flores. A aplicação experimental ocorreu durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) da UFRJ e em uma unidade educacional estadual, localizada no município do Rio de Janeiro. A avaliação qualitativa revelou alto grau de comprometimento dos alunos com relação ao aprendizado ao utilizarem o jardim, auxiliando na construção dos conceitos de Botânica. Espera-se que a utilização do jardim contribua para uma melhor integração do conhecimento pelos alunos, colaborando para a formação de indivíduos críticos e capacitados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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