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http://hdl.handle.net/11422/11102
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva-Porto, Filipe Cavalcanti da | - |
dc.contributor.author | Tuler, Natan Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T14:05:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-30 | - |
dc.identifier.citation | TULER, Natan Teixeira. Desenvolvimento de um jogo investigativo sobre evolução do cérebro humano no ensino médio. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, UFRJ, Duque de Caxias, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11102 | - |
dc.description.abstract | The present study presents an investigative board game for high school students that addresses dietary changes that allowed human ancestry to acquire the calories needed to support a growing brain with more energy-consuming neurons. This question has been debated among researchers of Evolutionary Biology and Human Physiology and at least three factors are consensual in the literature. Throughout the evolutionary trajectory, the human diet began to incorporate more meat, the foods in general were processed by tools and cooking. The investigative game developed in this TCM was called "Neurônios têm fome de Q?", and was developed in the molds of the games "Célula adentro" and "Fome de Q?", already widely tested among students of basic education. Both are board games in which students cooperate to solve a problem situation. This initiative could help teachers teach an aspect of human evolution that can be used in various contexts of biology teaching. In addition, by using a participatory and investigative strategy, students are led to weigh evidence and to better understand the role and methods of science in shaping current knowledge. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evolução | pt_BR |
dc.subject | Cérebro | pt_BR |
dc.subject | Nutrição humana | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Evolution | en |
dc.subject | Brain | en |
dc.subject | Human nutrition | en |
dc.subject | Teaching biology | en |
dc.subject | Investigative games | en |
dc.title | Desenvolvimento de um jogo investigativo sobre evolução do cérebro humano no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of an investigative game on the evolution of the human brain in high school | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0251648959039935 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4378017872877339 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Spiegel, Carolina Nascimento | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2696208823075136 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bianca Ortiz da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9344773174295544 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta um jogo de tabuleiro investigativo destinado a alunos do ensino médio que aborda as mudanças na dieta que permitiram que os ancestrais da linhagem humana adquirissem as calorias necessárias para sustentar um cérebro cada vez maior, com mais neurônios que consomem muita energia. Essa questão vem sendo debatida entre os pesquisadores da Biologia Evolutiva e da Fisiologia Humana e pelo menos três fatores se mostram consensuais na literatura. Ao longo da trajetória evolutiva, a dieta humana passou a incorporar mais carne, os alimentos de um modo geral passaram a ser processados por ferramentas e pelo cozimento. O jogo investigativo elaborado neste TCM foi chamado de “Neurônios têm fome de Q?”, e foi desenvolvido nos moldes dos jogos “Célula Adentro” e “Fome de Q?”, já amplamente testados entre alunos da educação básica. Ambos são jogos de tabuleiro em que os alunos cooperam para resolver uma situação problema. Essa iniciativa poderá ajudar professores a ensinar um aspecto da evolução humana que pode ser usada em diversos contextos do ensino de Biologia. Além disso, por usarmos uma estratégia investigativa e participativa, os alunos são levados a pesar evidências e compreender melhor o papel e os métodos da ciência na formação do conhecimento atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::ANATOMIA::ANATOMIA HUMANA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
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