Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva-Porto, Filipe Cavalcanti da-
dc.contributor.authorTuler, Natan Teixeira-
dc.date.accessioned2020-01-23T14:05:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:41Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.citationTULER, Natan Teixeira. Desenvolvimento de um jogo investigativo sobre evolução do cérebro humano no ensino médio. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, UFRJ, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11102-
dc.description.abstractThe present study presents an investigative board game for high school students that addresses dietary changes that allowed human ancestry to acquire the calories needed to support a growing brain with more energy-consuming neurons. This question has been debated among researchers of Evolutionary Biology and Human Physiology and at least three factors are consensual in the literature. Throughout the evolutionary trajectory, the human diet began to incorporate more meat, the foods in general were processed by tools and cooking. The investigative game developed in this TCM was called "Neurônios têm fome de Q?", and was developed in the molds of the games "Célula adentro" and "Fome de Q?", already widely tested among students of basic education. Both are board games in which students cooperate to solve a problem situation. This initiative could help teachers teach an aspect of human evolution that can be used in various contexts of biology teaching. In addition, by using a participatory and investigative strategy, students are led to weigh evidence and to better understand the role and methods of science in shaping current knowledge.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectCérebropt_BR
dc.subjectNutrição humanapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEvolutionen
dc.subjectBrainen
dc.subjectHuman nutritionen
dc.subjectTeaching biologyen
dc.subjectInvestigative gamesen
dc.titleDesenvolvimento de um jogo investigativo sobre evolução do cérebro humano no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an investigative game on the evolution of the human brain in high schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0251648959039935pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4378017872877339pt_BR
dc.contributor.referee1Spiegel, Carolina Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2696208823075136pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Bianca Ortiz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9344773174295544pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um jogo de tabuleiro investigativo destinado a alunos do ensino médio que aborda as mudanças na dieta que permitiram que os ancestrais da linhagem humana adquirissem as calorias necessárias para sustentar um cérebro cada vez maior, com mais neurônios que consomem muita energia. Essa questão vem sendo debatida entre os pesquisadores da Biologia Evolutiva e da Fisiologia Humana e pelo menos três fatores se mostram consensuais na literatura. Ao longo da trajetória evolutiva, a dieta humana passou a incorporar mais carne, os alimentos de um modo geral passaram a ser processados por ferramentas e pelo cozimento. O jogo investigativo elaborado neste TCM foi chamado de “Neurônios têm fome de Q?”, e foi desenvolvido nos moldes dos jogos “Célula Adentro” e “Fome de Q?”, já amplamente testados entre alunos da educação básica. Ambos são jogos de tabuleiro em que os alunos cooperam para resolver uma situação problema. Essa iniciativa poderá ajudar professores a ensinar um aspecto da evolução humana que pode ser usada em diversos contextos do ensino de Biologia. Além disso, por usarmos uma estratégia investigativa e participativa, os alunos são levados a pesar evidências e compreender melhor o papel e os métodos da ciência na formação do conhecimento atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::ANATOMIA::ANATOMIA HUMANApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.references[1] AIELLO, Leslie C.; WHEELER, Peter. The Expensive-Tissue Hypothesis: The Brain and the Digestive System in Human and Primate Evolution. Current Anthropology, abril, vol. 36, no 2, 1995. [2] ALLES, David L; STEVENSON, Joan C. Teaching Human Evolution. The American Biology Teacher, vol. 65, no 5, p.333-339, 2003. [3] ALMEIDA, Leandro S. Facilitar a Aprendizagem: Ajudar os Alunos a Aprender e a Pensar. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 6 no 2, p. 155-165, 2002. [4] ALVES-OLIVEIRA, Maria de Fátima. Construindo Conhecimentos sobre Nutrientes no Ensino Fundamental: Elaboração e Avaliação de Atividades Investigativas e sua Influência nos Hábitos Alimentares dos Alunos do Rio de Janeiro (Brasil). Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde). Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro-RJ, 2008. [5] AMBROSE, S.H.; DE NIRO; M. J. Reconstruction of African human diet using bone collagen carbon and isotope ratios, Nature, 319: 321-324. 1986. [6] ARAÚJO, Nukácia Meyre Silva; RIBEIRO, Fernanda Rodrigues; SANTOS, Suellen Fernandes dos. Jogos Pedagógicos e Responsividade: Ludicidade, Compreensão Leitora e Aprendizagem. Bakhtiniana, São Paulo, jan./jun., vol. 7, no 1, p. 4-23, 2012. [7] AZZAM, Eduardo Meirelles. Fome de Q?: desenvolvimento e avaliação de um jogo cooperativo para o ensino de nutrição em turmas de 8o ano do Ensino Fundamental. Monografia submetida como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Ensino em Biociências e Saúde, Curso de Especialização em Ensino em Biociências e Saúde, pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Pp47-48, 2011. [8] BACON, F. Novum Organum. São Paulo: Abril Cultural, 1979. [9] BAMFORD, M. e THACKERAY, F. Continued excavations at Wonderwerk Cave. The Digging Stick 26 (2): 21-22), 2009. Disponível em: http://www.wonderwerkcave.com [10] BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares. Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo. Ciência & Educação, ISSN- e 1980-850X, vol. 10, No. 1, págs. 55-61, 2004. [11] BERNA, Francesco; GOLDBERG, Paul; HORWITZ, Liora Kolska; BRINK, James; HOLT, Sharon; BAMFORD, Marion; CHAZAN, Michael. Microstratigraphic Evidence of in situ Fire in the Acheulean Strata of Wonderwerk Cave, Northern Cape Province, South Africa. PNAS, abril, p. E1215–E1220, 2012. [12] BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral, 2013. [13] BROWN K. S., MAREAN C. W., HERRIES A. I. R., JACOBS Z., TRIBOLO C., BRAUN D., et al. Fire as an engineering tool of early modern humans. Science 325, 859–862. 10.1126/science.1175028, (2009). [14] BUNN, H. T.; KROLL, E. M. Systematic butchery by Plio/Pleistocene hominids at Olduvai Gorge, Tanzania, Current Anthropology, 27: 431-452. 1986. [15] CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. [16] CHINN, Clark A.; MALHOTRA, Betina A. Epistemologically Authentic Inquiry in Schools: A Theoretical Framework for Evaluating Inquiry Tasks. Wiley Periodicals, Inc., Science Education. Vol. 86, p.175–218, 2002. [17] CHIVERS, David. J.; HLADIK, Claude Marcel. Morphology of the Gastrointestinal Tract in Primates: Comparisons with Other Mammals in Relation to Diet. Wiley Periodicals, Inc., Journal of Morphology. vol. 166, p. 337-386, 1980. [18] CORNÉLIO, Alianda M.; BITTENCOURT-NAVARRETE, Ruben M. E.; BRUM, Ricardo B.; QUEIROZ, Claudio M.; COSTA, Marcos R. Human Brain Expansion during Evolution Is Independent of Fire Control and Cooking. Frontiers in Neuroscience, vol. 10, p. 167, 2016. [19] CORREIA, M. M. Trabalhando com jogos cooperativos. Papirus, 2006. [20] COUPLAN, F. L’alimentation végétale potentielle de l’homme avant et après la domestication du feu au Paléolithique inférieur et moyen, em PATOU-MATHIS M. L’alimentation des hommes du paléolithique. Approche pluridisciplinaire. Études et Recherches Archéologiques de l’Université de Liège. vol. 83, p. 151-185, 1997. [21] DE SILVA, Jeremy. An Approach to Teaching Human Evolution in the Classroom. The American Biology Teacher; vol. 66, no 4, p. 257-267, 2004. [22] DOMÍNGUEZ-RODRIGO, M. et al. Cutmarked bones from Pliocene archaeological sites at Gona, Afar, Ethiopia: implications for the function of the world’s oldest stone tools. Journal of Human Evolution 48, 109-121, 2005. [23] EMES, Yusuf; AYBAR, Buket; YALCIN, Serhat. On The Evolution of Human Jaws and Teeth: A Review. Bull Int Assoc Paleodont; 5(1):37-47, 2011. [24] EVENEPOEL, Pieter; CLAUS, Dirk; GEYPENS, Benny; HIELE, Martin; GEBOES, Karen; RUTGEERTS, Paul; GHOOS, Yvo. Amount and Fate of Egg Protein Escaping Assimilation in the Small Intestine of Humans. American Journal of Physiology; vol. 277, p. 935-946, 1999. [25] FIALHO, N. Os Jogos Pedagógicos como Ferramenta de Ensino. 2007. Disponível em: http://quimimoreira.net/Jogos%20Pedagogicos.pdf. Acesso em 24 de junho de 2019. [26] FURNESS, J. B.; COTTRELL J. J., BRAVO, D. M. Comparative Gut Physiology Symposium: Comparative physiology os digestion. American Society of Animal Science. 2015 [27] GORDON, K. D. Evolutionary perspectives on human diet. Nutritional anthropology, Alan R Liss Inc, New York: 3-39, 1987. [28] HERCULANO-HOUZEL, Suzana. A Vantagem Humana: Como Nosso Cérebro se Tornou Superpoderoso. Tradução: Laura Teixeira Motta. —1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2017. [29] HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Scaling of Brain Metabolism with a Fixed Energy Budget per Neuron: Implications for Neuronal Activity, Plasticity and Evolution. PLoS ONE, vol. 6, no 3, p. e17514, 2011. [30] HERCULANO-HOUZEL, Suzana. The Human Brain in Numbers: A Linearly Scaled-Up Primate Brain. Frontiers in Human Neuroscience, novembro, vol. 3, art. 31, 2009. [31] HERREID, Clyde Freeman. What Makes a Good Case? Some Basic Rules of Good Storytelling Help Teachers Generate Student Excitement in the Classroom. Journal of College Science Teaching, Vol. 27, No. 3, Dec 1997/Jan 1998. [32] HILL, K. Hunting and human evolution, Journal of Human Evolution, 11: 521-544. 1982 [33] ISAAC, G. L. I.; CRADER, D. C. To what extent were early hominids carnivorous? An archaeological perspective em HARDING, R. S. O.; TELEKI, G. Omnivorous primates: gathering and hunting in human evolution. Columbia University Press, New York: 37-103. 1981 [34] JOUCOSKI et al. A construção dos jogos didáticos de cartas colecionáveis como instrumento de divulgação científica no programa de extensão LabMóvel. Anais do VIII ENPEC, 2011. Disponível em https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/download/4720/3017/ [35] KAPLAN, H.; HILL, K.; LANCASTER, J.; HURTADO, A. M. A theory of human life history evolution: diet, intelligence, and longevity, Evolutionary Anthropology, 9: 156-185. 2000. [36] KAY, R. F.; HYLANDER, W. L. The dental structure of mammalian folivores with special reference to primates and Phalangeroidea (Marsupials)”, em MONTGOMERY, G. G. The ecology of arboreal folivores, Smithsonian Institution Press, Washington D.C.: 173-191. 1978. [37] KRASILCHIK, Myriam. Práticas de Ensino de Biologia. 4a ed. ver. e amp.,1a reimp. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. [38] LOPES, R. M.; ALVES, N. G.; PIERINI, M. F.; SILVA FILHO, M. V. Características Gerais da Aprendizagem Baseada em Problemas. In: Renato Matos Lopes; Moacelio Veranio Silva Filho; Neila Guimarães Alves. (Org.). Aprendizagem Baseada em Problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. 1ed. Rio de Janeiro: Publiki, v. 45, p. 72, 2019. [39] LOPES, Sonia; ROSSO, Sérgio. Conecte Bio; vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2011. [40] LUCAS, Peter W; CONSTANTINO, Paul J.; WOOD, Bernard A. Inferences Regarding the Diet of Extinct Hominins: Structural and Functional Trends in Dental and Mandibular Morphology within the Hominin Clade. Journal of Anatomy, vol. 212, p. 486–500, 2008. [41] MARIGLIANI, Bianca. Estudo sobre as implicações da proteína animal na saúde humana. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Ibirapuera. São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Bianca_Marigliani/publication/284029919_APRE SENTACAO_DE_TRABALHO_DE_CONCLUSAO_DE_CURSO_GRADUACAO_E M_BIOLOGIA_Estudo_sobre_as_implicacoes_da_proteina_animal_na_saude_humana/ links/564b2ff408ae9cd9c8282d74.pdf [42] MELIM, Leandra Marques Chaves. Cooperação ou Competição? Avaliação de uma Estratégia Lúdica de Ensino de Biologia para o Ensino Médio e o Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde). Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro-RJ, 2009. [43] MELIM, L. M. C.; SPIEGEL, C. N. ; LUZ, M. R. M. P. Desenvolvimento e avaliação de uma atividade baseada na solução de problemas em grupo para o ensino integrado de Fisiologia Humana. Revista Práxis (Online), v. 7, p. 11-31, 2015. [44] MONTEIRO, S.S.; VARGAS, E. P.; REBELLO, S.M. Educação, prevenção e drogas: resultados e desdobramentos da avaliação de um jogo educativo. Educação e Sociedade, 24(83): 659-678, 2003. [45] NEWTON, P., DRIVER, R., & OSBORNE, J. The place of argumentation in the pedagogy of school science. International Journal of Science Education, 21(5), 553- 576, 1999. [46] O’CONNEL, J.F.; HAWKES, K.; BLURTON-JONES, N.; Hadza scavenging: implications for plio-pleistocene hominid subsistence, Current Anthropology, 29: 356- 363. 1988. [47] OLIVEIRA, M. L. Jogos como estratégias de ensino em história: uma prática em turmas do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Católica de Petrópolis - UCP, Petrópolis, 2017. [48] ORGAN, Chris; NUNN, Charles L.; MACHANDA, Zarin; WRANGHAM, Richard W. Phylogenetic Rate Shifts in Feeding Time During the Evolution of Homo. PNAS, agosto, p. 14555-14559, 2011. [49] ORLICK, T. Cooperative games and sports. Joyful activities for everyone. Champaign, IL: Human Kinetics, p.1-9, 2006. [50] OSBORNE, JONATHAN F. Rumo a uma pedagogia social na educação em ciências: o papel da argumentação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 7 No 1, 2007. [51] OSBORNE, JONATHAN F.; PATTERSON, ALEXIS. Scientific Argument and Explanation: A Necessary Distinction? Science Education 5(4):627 - 638 · July, 2011. [52] PASQUET, Patrick; HLADICK, Claude Marcel. Theories of Human Evolutionary Trends in Meat Eating and Studies of Primate Intestinal Tracts. Estudios del Hombre (Guadalajara, Jaslisco, México), vol. 19, p. 21-31, 2005. [53] QUEIROZ, Salete Linhares e CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira. Estudo de casos aplicados ao ensino de Ciências da Natureza. São Paulo: Centro Paula Souza - Setec/MEC, 2015. [54] ROWLAND, Gary. Towards a New Biology Curriculum. Journal of Biological Education; vol. 41, no 3, p. 99-101, 2007. [55] ROSELL, M.; APPLEBY, P.; KEY, T. Height, age at menarche, body weight and body mass index in life-long vegetarians. Cancer Research UK Epidemiology Unit, University of Oxford, Gibson Building, Radcliffe Infirmary, Oxford OX2 6HE, UK. Public Health Nutrition, 2005. [56] ROSSE, Cassio G.; SPIEGEL, Carolina N.; LUZ, Maurício R. M. P. Fome de Q? Um Jogo Cooperativo de Nutrição para Alunos do Ensino Fundamental. In: II Encontro Regional de Ensino de Biologia regional 4 (MG/GO/TO/DF), Juiz de Fora – MG, 2015. [57] SÁ, Luciana Passos. QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de casos no ensino de química. Campinas: Editora Átomo, 2010. [58] SEMAW, S. The World’s Oldest Stone Artefacts from Gona, Ethiopia: Their Implications for Understanding Stone Technology and Patterns of Human Evolution Between 2·6–1·5 Million Years Ago. Journal of Archaeological Science, 27, 1197– 1214, 2000. [59] SEPULVEDA, Claudia A. S.; EL-HANI, Charbel Niño. Quando Visões de Mundo Se Encontram: Religião e Ciência na Trajetória de Formação de Alunos Protestantes de uma Licenciatura em Ciências Biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, vol. 9, no 2, p. 137-175, 2004. [60] SILVA, T.C.; AMARAL, C.L.C. Jogos e avaliação no processo de ensino- aprendizagem: uma relação possível. REnCiMa, v. 2, n. 1, p. 1-8, jan/jun 2011. [61] SOUZA, Evelin Christine Fonseca de; DORVILLÉ, Luís Fernando Marques. Ensino de Evolução Biológica: Concepções de Professores Protestantes de Ciências e Biologia. Revista da SBEnBio, no 7, outubro, 2014. [62] SPETH, John D. Early Hominid Hunting and Scavenging: The Role of Meat as an Energy Source. Journal of Human Evolution, vol. 18, p. 329-343, 1989. [63] SPIEGEL, C. N. ; ALVES, G. G. ; CARDONA, T. S.; ARAÚJO-JORGE, T. C. Célula Adentro: Uma Estratégia Lúdica para Educação em Biologia Celular no Ensino Médio. In: I EREBIO, 2001, Niterói. Anais do I EREBIO, 2001. [64] SPIEGEL, Carolina N.; ALVES, Gutemberg G.; CARDONA, Tânia da S.; MELIM, Leandra M. C.; LUZ, Mauricio R. M. P.; ARAÚJO-JORGE, Tania C.; HENRIQUES- PONS, Andrea. Discovering the Cell: An Educational Game About Cell and Molecular Biology for Secondary-Level Students. Journal of Biology Education, vol. 43, no 1, p. 27-35, 2008. [65] STEDMAN, Hansell H.; KOZYAK, Benjamin W.; NELSON, Anthony; THESIER, Danielle M.; SU, Leonard T.; LOW, David W.; BRIDGES, Charles R.; SHRAGER, Joseph B.; MINUGH-PURVIS, Nancy; MITCHELL, Marilyn A. Myosin Gene Mutation Correlates with Anatomical Changes in the Human Lineage. Nature, março, vol. 428, 2004. [66] STRYER, Lubert; BERG, Jeremy M.; TYMOCZKO, John L. Bioquímica. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2008. [67] VICENTINO, S.L. e SANT’ANNA, D.M.G. A. Divulgação Científica por meio de um jogo: trilha do Sistema Digestório. Arquivos do MUDI, v15 (1/2/3), 2011. [68] WHITEN, A.; WIDDOWSON, E. Foraging strategies and natural diets of Monkeys, Apes and Humans, Oxford University Press, Oxford, 1992. [69] WRANGHAM, R. W.; JONES, J. H.; LADEN, G., PILBEAM, D.; CONKLIN- BRITTAIN N. L. The raw and the stolen: Cooking and the Ecology of Human Origins, em Current Anthropology, 40: 567-594, 1999. [70] WRANGHAM, Richard. Pegando Fogo: Por Que Cozinhar nos Tornou Humanos. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010. [71] WRANGHAM, Richard; CONKLIN-BRITTAIN, NancyLou. Cooking as a Biological Trait. Elsevier, Comparative Biochemistry and Physiology. Part A, vol. 136, p. 35–46, 2003. [72] ZINK, K. D.; LIEBERMAN, D. E. Impact of meat and Lower Palaeolithic food processing techniques on chewing in humans. Nature. Publisher's Version, 2016. [73] ZION, M.; SLEZAK, M.; SHAPIRA, D.; LINK, E.; BASHAN, N.; BRUMER, M.; ORIAN, T.; NUSSINOWITZ, R.; COURT, D.; AGREST, B.; MENDELOVICI, R.;VALANIDES, N. Dynamic, Open Inquiry in Biology Learning. Wiley Periodicals, Inc. Science Education. vol. 88, no 5, p. 728–753, 2004. [74] ZUCKERKANDL, E; PAULING, L. Evolutionary divergence and convergence in proteins. Pp. 97-166. In: Evolving Genes and Proteins. Bryson, V.; Vogel, H. J. (eds.). Academic Press, 1965.pt_BR
Appears in Collections:Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
888334.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.