Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Eliane de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Viviane Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T20:57:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Viviane Duarte. Análise comparativa sobre aula teórica e jogo didático para o ensino sobre a diversidade da vida. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11107 | - |
dc.description.abstract | The Biology is a subject present for all high school students as a routine in different ways. All topics included in biology are fundamental for understanding all kinds of phenomena involved in life. One of the biggest problems to study the diversity of life, is the number of living organisms and all their characteristics, their evolutionary origins, and their contributions for the planet and the humanity. In addition, when this theme is touched, many areas need to be explained, including evolution, molecular biology and cellular biology, which makes this subject extremely complex and difficult for the students. Another problem, is that most of the teachers use traditional methodologies, based on theory and exposition, which most of the times are considered unattractive to students. Thus, this work aimed to develop a practical class, based on a table game format, in order to make the diversity of life subject more interesting to the students, and facilitate the comprehension and learning process about the topic. Furthermore, this work has compared the efficacy of a theoretical class and a practical class, using the table game, with both methodologies about the diversity of life. For testing our idea, students from three classes, second grade, from the Colégio Estadual Deputado Pedro Fernandes (State School Deputado Pedro Fernandes) have joined the study. The comparison was made after the students attending both classes, separately and together. It was verified that both methodologies were efficient for the teaching about the diversity of life. However, the table game was more enjoyable, dynamic and interesting for the students. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aula teórica | pt_BR |
dc.subject | Atividade prática | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Diversidade genética | pt_BR |
dc.subject | Theoretical class | en |
dc.subject | Practical class | en |
dc.subject | Didactic game | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Diversity of life | en |
dc.title | Análise comparativa sobre aula teórica e jogo didático para o ensino sobre a diversidade da vida | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative analysis of theoretical classes and didactic games for teaching about the diversity of life | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1735321710333087 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5768915693914768 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bianca Ortiz da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9344773174295544 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Penna, Bruno de Araújo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1215713501500050 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Biologia é uma disciplina presente no cotidiano dos alunos de Ensino Médio de diversas maneiras. Seus temas são fundamentais para o entendimento sobre os mais variados fenômenos que envolvem a vida. A diversidade da vida, por exemplo, apresenta os grandes grupos de seres vivos e suas principais características, suas origens evolutivas, e suas contribuições para o planeta e para a humanidade. Deste modo, o ensino sobre a diversidade da vida permeia muitas áreas, como a evolução, a biologia molecular e a biologia celular, sendo considerado, consequentemente, um tema difícil por muitos alunos, e muitas vezes abstrato. Além disso, aulas tradicionais, basicamente teóricas e expositivas, são consideradas pouco atraentes pelos alunos. Este trabalho, portanto, elaborou uma aula prática, em formato de jogo didático, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela diversidade da vida e seus desdobramentos, facilitando, consequentemente, sua aprendizagem sobre o tema. Além disso, o trabalho comparou a eficácia de uma aula teórica e uma aula prática, esta com a utilização do referido jogo didático, sendo ambas as metodologias sobre a diversidade da vida. Tal comparação foi realizada através da análise de avaliações feitas pelos alunos após a aplicação das diferentes metodologias. Este trabalho foi desenvolvido com três turmas da segunda série do Ensino Médio Regular, do Colégio Estadual Deputado Pedro Fernandes. Foi verificado que ambas as metodologias foram eficientes no ensino sobre a diversidade da vida. Entretanto, o jogo didático despertou maior interesse dos alunos e possibilitou maior diversão aos mesmos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna, 1o ano. 1. ed., São Paulo: Moderna, 2016. AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia moderna, 3o ano. 1. ed., São Paulo: Moderna, 2016. AZEVEDO, M. N.; ABIB, M. L. V. S.; TESTONI, L.A. Atividades investigativas de ensino: mediação entre ensino, aprendizagem e formação docente em Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 2, p. 319-335, 2018. BIAZON, T. A evolução não é uma escada rumo ao progresso. Revista eletrônica de jornalismo científico, n. 184, dez. 2016. Disponível em: <http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=129&id=1577>. Acesso em: 07 set. 2019. BIZZO, N. Biologia: novas bases, 2o ano. 1. ed., São Paulo: IBEP, 2016. BORGES, G. de A.; BITTENCOURT, R. A. Desenvolvimento de um videogame educacional na área de fisiologia humana. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20., 2016, Feira de Santana. BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. do R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 1, p. 165-175, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN+ Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2007. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2000. CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2017. CATANI, A. et al. Ser protagonista: biologia, 1o ano. 3. ed., São Paulo: Edições SM, 2016. CATANI, A. et al. Ser protagonista: biologia, 2o ano. 3. ed., São Paulo: Edições SM, 2016. CLASSIFICAÇÃO dos Seres Vivos. Sistema de classificação com três domínios, proposto por Carl Woese. Altura: 334 pixels. Largura: 600 pixels. 156 Kb. Formato PNG. Disponível em: <http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto- html.xhtml?redirect=65472278223913274295119235155>. Acesso em: 20 mar. 2019. FANFANI, E. T. Consideraciones sociologicas sobre profesionalización docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 335-353, ago. 2007. FAVARETTO, J. A. Biologia unidade e diversidade, 2o ano. 1. ed., São Paulo: FTD, 2016. FONSECA, M. de J. da C. F. A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de Belém (PA), Brasil. Educação e Pesquisa, v.33, n.1, p. 63-79, abr. 2007. FOUREZ, G. Crise no ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n.2, p. 109-123, dez. 2003. GREGÓRIO, S.; MENDONÇA, V. L.; CARVALHAL, M. L. C. BIOTA, o jogo da biodiversidade. Manual do Professor. 2001. Disponível em: <http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/jogos/manual_biota.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2019 KNECHTEL, C. M. Estratégias lúdicas no ensino de ciências. 2009. 31f. Programa de desenvolvimento de formação continuada dos profissionais da educação do Estado do Paraná - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2009. LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Biologia hoje, 2o ano. 3. ed., São Paulo: Ática, 2016. LOPES, S. G. B.C.; CHOW, F. F. H. Tópico 1. Panorama histórico da classificação dos seres vivos e os grandes grupos dentro da proposta atual de classificação. São Paulo: USP/Univesp, 2012. LOPES, S.; ROSSO, S. Bio - volume 2. 3. ed., São Paulo: Saraiva, 2016. LOURENÇO, E.; OLIVEIRA, V. L. B. de. O ensino de ciências por meio de jogos na EJA. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Paraná, v. 1, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2 013_uel_cien_artigo_elizabete_lourenco.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2019. OLIVEIRA, N. de; SOARES, M. H. F. B. As atividades de experimentação investigativa em Ciência na sala de aula de escolas de Ensino Médio e suas interações com o lúdico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 15., 2010, Brasília, DF. YONIER OROZCO, A. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v.12, n. 2, p. 173-185, jun. 2017. PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009, Paraná. Anais... Paraná: EDUCERE, 2009. p. 3182-3190. REIS, V. P. G. S. et al. O jogo dos clipsitacídeos: uma simulação do processo de seleção natural como estratégia didática para o ensino de evolução. Ciência em tela, v. 6, n. 2, 2013. SÁ, E. F. de et al. As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso Especialização em Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 6., 2007, Florianópolis. VARGENS, M. M. F.; EL-HANI, C. N. Análise dos efeitos do jogo clipsitacídeos (clipbirds) sobre a aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre evolução. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 10, p. 11-41, 2009. XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. de S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006. ZÔMPERO, A. D. F.; LABURÚ, C. E. Implementação de atividades investigativas na disciplina de Ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 675-684, dez. 2012. | pt_BR |
Appears in Collections: | Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
888489.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.