Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11107
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dc.contributor.advisorFerreira, Eliane de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Viviane Duarte-
dc.date.accessioned2020-01-23T20:57:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:41Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationSILVA, Viviane Duarte. Análise comparativa sobre aula teórica e jogo didático para o ensino sobre a diversidade da vida. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11107-
dc.description.abstractThe Biology is a subject present for all high school students as a routine in different ways. All topics included in biology are fundamental for understanding all kinds of phenomena involved in life. One of the biggest problems to study the diversity of life, is the number of living organisms and all their characteristics, their evolutionary origins, and their contributions for the planet and the humanity. In addition, when this theme is touched, many areas need to be explained, including evolution, molecular biology and cellular biology, which makes this subject extremely complex and difficult for the students. Another problem, is that most of the teachers use traditional methodologies, based on theory and exposition, which most of the times are considered unattractive to students. Thus, this work aimed to develop a practical class, based on a table game format, in order to make the diversity of life subject more interesting to the students, and facilitate the comprehension and learning process about the topic. Furthermore, this work has compared the efficacy of a theoretical class and a practical class, using the table game, with both methodologies about the diversity of life. For testing our idea, students from three classes, second grade, from the Colégio Estadual Deputado Pedro Fernandes (State School Deputado Pedro Fernandes) have joined the study. The comparison was made after the students attending both classes, separately and together. It was verified that both methodologies were efficient for the teaching about the diversity of life. However, the table game was more enjoyable, dynamic and interesting for the students.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAula teóricapt_BR
dc.subjectAtividade práticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectDiversidade genéticapt_BR
dc.subjectTheoretical classen
dc.subjectPractical classen
dc.subjectDidactic gameen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectDiversity of lifeen
dc.titleAnálise comparativa sobre aula teórica e jogo didático para o ensino sobre a diversidade da vidapt_BR
dc.title.alternativeComparative analysis of theoretical classes and didactic games for teaching about the diversity of lifeen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1735321710333087pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5768915693914768pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bianca Ortiz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9344773174295544pt_BR
dc.contributor.referee2Penna, Bruno de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215713501500050pt_BR
dc.description.resumoA Biologia é uma disciplina presente no cotidiano dos alunos de Ensino Médio de diversas maneiras. Seus temas são fundamentais para o entendimento sobre os mais variados fenômenos que envolvem a vida. A diversidade da vida, por exemplo, apresenta os grandes grupos de seres vivos e suas principais características, suas origens evolutivas, e suas contribuições para o planeta e para a humanidade. Deste modo, o ensino sobre a diversidade da vida permeia muitas áreas, como a evolução, a biologia molecular e a biologia celular, sendo considerado, consequentemente, um tema difícil por muitos alunos, e muitas vezes abstrato. Além disso, aulas tradicionais, basicamente teóricas e expositivas, são consideradas pouco atraentes pelos alunos. Este trabalho, portanto, elaborou uma aula prática, em formato de jogo didático, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela diversidade da vida e seus desdobramentos, facilitando, consequentemente, sua aprendizagem sobre o tema. Além disso, o trabalho comparou a eficácia de uma aula teórica e uma aula prática, esta com a utilização do referido jogo didático, sendo ambas as metodologias sobre a diversidade da vida. Tal comparação foi realizada através da análise de avaliações feitas pelos alunos após a aplicação das diferentes metodologias. Este trabalho foi desenvolvido com três turmas da segunda série do Ensino Médio Regular, do Colégio Estadual Deputado Pedro Fernandes. Foi verificado que ambas as metodologias foram eficientes no ensino sobre a diversidade da vida. Entretanto, o jogo didático despertou maior interesse dos alunos e possibilitou maior diversão aos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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