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http://hdl.handle.net/11422/11263
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Vinicios Kabral | - |
dc.contributor.author | Werneck, Nathalia Mattos | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T14:12:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:46Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | WERNECK, Nathalia Mattos. “O amor por base, a caridade por princípio e a fé por fim” a fotografia documental do terreiro Pai João da Bahia. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11263 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Terreiro | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Gira | pt_BR |
dc.subject | Transe | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.title | "O amor por base, a caridade por princípio e a fé por fim" a fotografia documental do terreiro Pai João da Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3808463346007921 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso é composto por um relato de experiência vivido dentro de um Terreiro de Umbanda, onde as imagens fotografadas apresentam mais que um simples burlar o dispositivo, elas buscam refletir entre a gira e o transe, que corpo reivindica o espaço? Nele, são apresentadas fotografias que por meio de uma curadoria compartilhada com os próprio fotografados e médiuns do Terreiro, resultam num novo olhar sobre o que é matéria e o que é passageiro, de que forma e em que momento essa transição acontece. A austeridade entre o que é possível ser visto (matéria) e o que é invisível aos olhos (espírito), entre a linha tênue da incorporação que permeia as atividades dos médiuns e o movimento de transe de cada guia que era incorporado, fez com que a técnica fotográfica fosse mero detalhe, sem se tornar a ênfase do trabalho, proferindo a ideia de extrapolar a imagem, a expressão ou bradar de cada entidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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