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dc.contributor.advisorMunhoz, Leticia Dale-
dc.contributor.authorSilva, Thaciara Gonçalves Perminio-
dc.date.accessioned2020-02-11T13:24:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:49Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationSILVA, Thaciara Gonçalves Perminio. Um toque no sagrado: relação simbólica entre devotos e esculturas policromadas sob o olhar da conservação. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11302-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConservação-restauraçãopt_BR
dc.subjectRelação simbólicapt_BR
dc.subjectDevotospt_BR
dc.subjectEsculturas policromadaspt_BR
dc.subjectCristo crucificadopt_BR
dc.titleUm toque no sagrado: relação simbólica entre devotos e esculturas policromadas sob o olhar da conservaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6216121845371726pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a relação simbólica entre devotos e esculturas policromadas, sob os aspectos da conservação, tendo como objeto de estudo um Cristo Crucificado da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro de Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando mostrar a importância da salvaguarda das esculturas devocionais e uma pesquisa de campo, visando compreender melhor como a devoção é representada de forma física e como esta pode gerar um processo de degradação por meio do toque. O estudo do Cristo Crucificado teve como proposta analisar o estado de conservação atual da escultura em madeira policromada, além de relatar a restauração realizada anteriormente e propor medidas viáveis de conservação, para que esse objeto de culto seja preservado. Estas medidas possuem o propósito de auxiliar na proteção da policromia da escultura, a qual encontra-se em processo contínuo de perda. Neste trabalho buscou-se explanar como o reconhecimento e a valorização do patrimônio, por parte dos responsáveis pela instituição religiosa e do público devoto são fundamentais para a conservação dos bens pertencentes a Basílica Nossa Senhora de Lourdes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Conservação e Restauração

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