Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11334
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da disponibilidade de metais em resíduos de pilha de Zn-C e alcalina utilizando esquema de extração sequencial
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Letícia de Freitas
Orientador: Pontes, Fernanda Veronesi Marinho
Coorientador: Paulino, Jéssica Frontino
Resumo: As pilhas são um dispositivo portátil capaz de converter energia química em energia elétrica. No Brasil são comercializadas anualmente cerca de 800 milhões de unidades. As pilhas possuem diversos metais em sua composição que são potencialmente tóxicos ao meio ambiente. Diante disso, o CONAMA estabeleceu limites máximo para Hg, Pb e Cd através da Resolução 401, porém existem outros metais presentes na composição das pilhas que podem ser considerados potencialmente tóxicos e seus teores não estão limitados por nenhuma legislação. Caso estas pilhas sejam descartadas de forma inadequada a presença desses outros metais também pode causar danos ao meio ambiente. Os esquemas de extração sequencial (SES) permitem avaliar o risco de contaminação para o meio ambiente pois fornecem informações sobre a disponibilidade e mobilidade dos elementos em diferentes condições ambientais. Este trabalho tem como objetivo estudar a disponibilidade dos metais potencialmente tóxicos em resíduos de pilhas através do emprego do esquema de extração sequencial proposto originalmente pela Community Bureau of Reference (BCR) e quantificá-los através da técnica de Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (Inductively Coupled Plasma Optical Emission Spectrometry - ICP OES). O estudo foi realizado utilizando dois tipos de pilhas: Alcalina e de Zn-C de formato cilíndrico e de tamanho AA, por serem as mais consumidas. Os componentes analisados foram a pasta eletrolítica e o anodo para as pilhas alcalinas e a pasta eletrolítica para as pilhas de Zn-C. Após um tratamento prévio, as amostras foram submetidas a um procedimento de digestão ácida, para determinação da concentração total dos elementos, e ao esquema de extração sequencial BCR. No esquema de extração sequencial as concentrações de chumbo foram abaixo do limite inferior da curva de calibração utilizada (= 0,001 mg. L-1). As concentrações de cádmio estavam abaixo do limite inferior da curva de calibração (= 0,001 mg. L-1) na etapa de digestão total e em todas as etapas do método de extração sequencial. O zinco, o níquel e o manganês foram extraídos de forma significativa nas frações potencialmente disponíveis para o meio ambiente (Etapas 1, 2 e 3), que pode ser considerado um resultado com um impacto negativo, pois uma vez que esses metais são liberados dos resíduos de pilha para o meio ambiente estes podem ser lixiviados para água, lençol freático e ao serem retidos no solo podem ser introduzidos na cadeia alimentar através da absorção pelas plantas. As pilhas de Zn C após receberem tratamento térmico resultaram em uma menor disponibilidade dos metais, com exceção do cobre. Nas pilhas alcalinas o tratamento o térmico não foi suficiente para uma redução na liberação dos metais. O estudo reforça a importância do descarte adequado de pilhas que na maioria das vezes são descartadas no lixo comum, não recebendo o tratamento ambientalmente apropriado.
Palavras-chave: Pilhas
Resíduos
Extração sequencial
Zinco.
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia de Freitas Pereira.pdf414.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.