Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11335
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRezende, Michelle Jakeline Cunha-
dc.contributor.authorFerreira, Flávia de Aldeida-
dc.date.accessioned2020-02-16T18:51:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:50Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11335-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectAssociações contextuaispt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleBiodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8174906526130941pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Antonio Carlos de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7991984241377300pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Bárbara Vasconcellos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874886795138290pt_BR
dc.description.resumoPor ser a Química uma ciência que está presente em nosso dia a dia, nada mais justo que ensiná-la de forma a preparar o aluno para que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários para atuar de forma responsável na sociedade. Nesse sentido, abordar os conteúdos de forma contextualizada e relacioná-los com o cotidiano dos alunos é uma forma de fazê-los perceber a importância da Química. Trabalhar conteúdos de Química vinculados a situações reais em que os alunos estão inseridos é um dos requisitos necessários para ser considerado Tema Gerador. Este trabalho buscou analisar a inserção da temática biodiesel, com o objetivo de facilitar e contextualizar o ensino de Química. A metodologia consistiu de uma aula teórica utilizando data show, aula prática envolvendo a síntese do Biodiesel e vídeos. A metodologia foi aplicada para alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Minas Gerais situado em Jardim Primavera-Duque de Caxias e no Colégio Estadual Poeta Mario Quintana localizado em Mesquita. Questionários foram aplicados aos alunos antes e após a aula temática com o objetivo de avaliar a visão deles sobre a disciplina, diagnosticar o que eles entendem por biodiesel e por fim verificar se a metodologia aplicada foi válida. As respostas aos questionários mostraram que o tema biodiesel promove uma aprendizagem significativa e permite o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o entendimento tanto dos processos químicos quanto ambientais e sociais. Pode-se concluir também que a aula prática é uma importante ferramenta para complementar o que se aborda durante a aula teórica, pois permite uma melhor compreensão do tema em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávia de Almeida Ferreira.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.