Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11335
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rezende, Michelle Jakeline Cunha | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Flávia de Aldeida | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-16T18:51:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11335 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Associações contextuais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Biodiesel como tema para facilitar e contextualizar o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8174906526130941 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Antonio Carlos de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7991984241377300 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bárbara Vasconcellos da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3874886795138290 | pt_BR |
dc.description.resumo | Por ser a Química uma ciência que está presente em nosso dia a dia, nada mais justo que ensiná-la de forma a preparar o aluno para que ele possa fazer uso de conhecimentos químicos necessários para atuar de forma responsável na sociedade. Nesse sentido, abordar os conteúdos de forma contextualizada e relacioná-los com o cotidiano dos alunos é uma forma de fazê-los perceber a importância da Química. Trabalhar conteúdos de Química vinculados a situações reais em que os alunos estão inseridos é um dos requisitos necessários para ser considerado Tema Gerador. Este trabalho buscou analisar a inserção da temática biodiesel, com o objetivo de facilitar e contextualizar o ensino de Química. A metodologia consistiu de uma aula teórica utilizando data show, aula prática envolvendo a síntese do Biodiesel e vídeos. A metodologia foi aplicada para alunos do 3° ano do ensino médio no Colégio Estadual Minas Gerais situado em Jardim Primavera-Duque de Caxias e no Colégio Estadual Poeta Mario Quintana localizado em Mesquita. Questionários foram aplicados aos alunos antes e após a aula temática com o objetivo de avaliar a visão deles sobre a disciplina, diagnosticar o que eles entendem por biodiesel e por fim verificar se a metodologia aplicada foi válida. As respostas aos questionários mostraram que o tema biodiesel promove uma aprendizagem significativa e permite o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o entendimento tanto dos processos químicos quanto ambientais e sociais. Pode-se concluir também que a aula prática é uma importante ferramenta para complementar o que se aborda durante a aula teórica, pois permite uma melhor compreensão do tema em questão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Flávia de Almeida Ferreira.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.