Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11338
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.author | Costa, Alan de Vasconcelos Belvino da | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-16T19:17:52Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11338 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Termoquímica | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma sequência didática para conceitos de termoquímica no ensino básico sob uma abordagem CTS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8720415076141176 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martinhon, Priscila Tamiasso | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0907008554946779 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Viviane Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1229963402809254 | pt_BR |
dc.description.resumo | Normalmente, em espaços escolares e não escolares, a ciência e a tecnologia são tratadas como conhecimentos inquestionáveis e as pessoas que trabalham com esses conhecimentos são vistas como seres excepcionais. Esse tipo de visão acaba dando uma falsa ideia de que as áreas científicas são imparciais, ou seja, não apresentam interferências de outras áreas, e que apenas pessoas específicas podem lidar com elas. Essa visão, entretanto, é contestada pelo enfoque CTS que mostra que as áreas da ciência podem ser aprendidas por qualquer um e que tal conhecimento é essencial para a compreensão do meio no qual um indivíduo habita. O enfoque CTS é uma linha de pensamento focada na integração da ciência, tecnologia e sociedade e apareceu em meados do século XX, onde ocorreu um grande avanço tecnológico devido as guerras da época. Na educação, seu principal intuito é o de alfabetizar cientificamente a população e mostrar como a ciência e a tecnologia afetam a sociedade de diversas formas possíveis. Partindo do pressuposto de que a química é uma das matérias mais odiadas pelos alunos no ensino médio e que a termoquímica, uma de suas áreas, pode ser vinculada a ciência, tecnologia e sociedade, aulas sobre os conceitos básicos desse tema com um enfoque CTS podem mostrar aos alunos como o conhecimento dessa matéria é importante para a sociedade. Por isso, esse trabalho de conclusão de curso direciona-se à criação de um plano de aula que inclua três aulas de 100 minutos sequenciadas e que trabalhem conceitos relacionados às ideias do enfoque CTS. Essa proposta serve para orientar professores a iniciarem trabalhos nessa área e mostrar o quão benéfica essa metodologia pode ser para os alunos na visão de formação de futuros cidadãos como seres atuantes, pensantes e, consequentemente, questionadores na sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alan de Vasconcelos Belvino da Costa.pdf | 358.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.