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http://hdl.handle.net/11422/11378
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Reinaldim, Ivair Junior | - |
dc.contributor.author | Carmo, Rennan Elias de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T13:55:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Rennan Elias de Oliveira. O fenômeno da nagotização e as macumbarias no carnaval: o apagamento dos Ewè-Fon no desfile de 2003 do G.R.E.S. Unidos da Tijuca. 2019. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11378 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Ewè-Fon | pt_BR |
dc.subject | Nagotização | pt_BR |
dc.subject | Fongbè | pt_BR |
dc.title | O fenômeno da nagotização e as macumbarias no carnaval: o apagamento dos Ewè-Fon no desfile de 2003 do G.R.E.S. Unidos da Tijuca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8262670584863922 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral debruçar o olhar sobre os modos de antagonização das matrizes culturais dos povos Ewè-Fon – atual país Benim – em detrimento das narrativas yorubanas – atual Nigéria. Como objetivo específico, a pesquisa consiste num estudo de caso ao analisar os discursos que sustentaram esta antagonização presentes no desfile de carnaval realizado em 2003 do G.R.E.S. Unidos da Tijuca. Além da utilização de acadêmicos estudiosos da diáspora, utilizam-se os ensinamentos da oralitura transpassados nas casas de candomblé de raíz Jeje Mahina, cuja língua rezada é o Fongbè. Pretende-se assim gerar um processo revisionista no estudo de matrizes africanas e observar as inflexões que a Nagotização gerou no imaginário popular, distorcendo a memória e a relação de pertença das quais diverses negres foram privades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | História da Arte |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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