Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11379
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Legado antropofágico no fim do projeto moderno: continuidade e inflexão diferencial
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Andressa da Conceição
Tutor: Venâncio Filho, Paulo
Resumen: Esta pesquisa é uma análise acerca da elaboração da antropofagia como uma teoria cultural brasileira por excelência e das contradições inerentes a essa operação conceitual formulada por uma elite intelectual paulista. Nesse contexto, ressaltam-se os Manifestos escritos por Oswald de Andrade e a obra da artista Tarsila do Amaral como linguagens fundamentais no projeto modernista elaborado, o qual reitera a dinâmica social colonial baseada no racismo enquanto regime discursivo. Por fim, situa-se a obra do artista Rubem Valentim como o impulso de uma arte antropofágica que retoma a identidade nacional como questão em uma dimensão descolonizadora e a série de mapas do artista Jaime Lauriano enquanto uma inflexão crítica diferencial em virtude da tentativa de entender a construção simbólica do Brasil, a violência que permeia os processos históricos e a utilização da pemba na formalização desse revisionismo.
Materia: Antropofagia
Modernismo
Arte moderna
Arte negra
Arte contemporânea
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ROCHA, Andressa da Conceição. Legado antropofágico no fim do projeto moderno: continuidade e inflexão diferencial. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACRocha.pdf841.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.