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http://hdl.handle.net/11422/11447
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Jardim, Eduardo Galvão Moura | - |
dc.contributor.author | Rosa, Thiago Farias da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T14:42:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:54Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11447 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | jogos de negócio | pt_BR |
dc.subject | produção audiovisual | pt_BR |
dc.subject | gestão da produção | pt_BR |
dc.title | Produção audiovisual: um jogo de simulação de telenovelas para aprimoramento do negócio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferruccio, Maria Alice | - |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Vinicius Carvalho | - |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Bruno | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é centrado na indústria audiovisual, marcada por uma grande complexidade em sua gestão da produção por administrar recursos essencialmente intangíveis e qualitativos, além dos tangíveis e quantitativos. O objetivo principal foi a criação de um jogo de negócio para a produção de telenovelas. Um modelo simplificado de simulação foi desenvolvido, que consiste em reunir jogadores, aloca-los em papéis a serem desempenhados ao longo de etapas vinculadas a criar, planejar e produzir uma pequena telenovela de sete capítulos de um minuto de duração, perseguindo objetivos ligados a qualidade e eficiência operacional. Um jogo-teste foi realizado com sucesso, com os participantes demonstrando que a simulação contribuiu para o entendimento do processo produtivo de telenovelas, de conceitos técnicos ligados ao audiovisual,da importância de se ter uma compreensão sistêmica desse processo, além de treinar habilidades ligadas a trabalhar sob “pressão criativa” e em equipe.Com cerca de cinco horas de jogo foi possível simular as principais etapas de produção de uma novela, desde a criação da sinopse até a desprodução, com um dimensionamento de tempos de produção relativamente proporcionais à realidade. No jogo também se discute a tomada de decisão sobre a quantidade de estoque de segurança (“frente de capítulos”) a ser utilizada e o seu impacto na flexibilidade da produção de novelas.Nas pesquisas bibliográficas não foi possível encontrar trabalhos com propostas semelhantes. O modelo desenvolvido mostra ser uma poderosa simplificação,pois, apesar de suas limitações, captura a essência e as principais particularidades desse complexo sistema produtivo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
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