Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11449
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aplicações de máquinas virtuais no ensino
Author(s)/Inventor(s): Teca, Nzagi Francisco
Advisor: Sousa, Antônio Cláudio Gómez de
Abstract: Os avanços em tecnologia de informação estão trazendo equipamentos cada vez mais modernos e de grande poder computacional. Infelizmente a maior parte dessa capacidade de processamento não é utilizada de forma eficiente, o que causa ociosidade dos equipamentos. É neste cenário onde se enquadra o uso de uma máquina virtual, que pode ser definida como uma duplicação eficiente e isolada de uma máquina real. Este trabalho faz uma síntese sobre máquinas virtuais, e suas aplicações, principalmente no ensino, que é o objetivo do trabalho. No ensino, sistemas virtuais pode ser utilizados na construção de laboratórios com multissistemas, onde diferentes sistemas operacionais são disponibilizados para uso em várias atividades acadêmicas de forma eficiente. Este trabalho apresenta também as principais técnicas utilizadas na virtualização e as ferramentas disponíveis no mercado. Também foram realizados alguns testes de desempenho de diferentes ferramentas de virtualização. Nestes experimentos foi verificado que Virtualbox apresentou menor interferência sobre a máquina física, o que garante estabilidade do sistema. A Vmware em atividades de acesso ao disco apresentou melhor desempenho o que caracteriza o seu uso em aplicações que exigem maior leitura no disco.
Keywords: Desempenho
Máquina virtual
Virtualização
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Production unit: Escola Politécnica
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Eletrônica e de Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10008544.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.