Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11469
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise situacional da extensão universitária do curso de farmácia UFRJ-Macaé: relato de experiência na extensão universitária
Author(s)/Inventor(s): Reis, Bruna Rafael
Advisor: Verdam, Maria Christina dos Santos
Co-advisor: Teixeira, Francisco Martins
Abstract: A atividade de extensão tem o privilégio de integrar ensino, pesquisa e extensão como processo acadêmico, além do modo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que proporciona a interação ativa entre universidade e sociedade. A extensão universitária tem uma importância grandiosa tendo em vista que revela um novo modo de ação através de uma postura de organização e intervenção, privilegiando a comunidade e o ambiente acadêmico com a troca de conhecimentos, além de oferecer ideias e novas possibilidades de inovação através da participação de diversos atores na construção de modos de organização e cidadania. Tendo em vista a preocupação com a poluição ambiental, o projeto Educação, saúde e cidadania: Uma parceria entre escola, universidade e comunidade na educação infantil foi criado a fim de fomentar o ensino e a integração à comunidade de práticas e informações visando promover o cuidado ao meio ambiente. Esse trabalho busca refletir sobre a importância da atividade de extensão na comunidade acadêmica, tendo em vista o universo da extensão no Campus UFRJ – Macaé, além de relatar a experiência de participação em extensão, através do projeto de extensão Educação, saúde e cidadania: Uma parceria entre escola, universidade e comunidade na educação infantil. Foi realizada análise situacional da extensão universitária da UFRJ – Campus Macaé, realizado a partir de levantamento dos projetos de extensão cadastrados no sistema SIGPROJ. Paralelamente houve uma análise de projetos de extensão do curso de Farmácia UFRJ-Macaé. Foi realizada a elaboração de roteiro para cadastro de projetos de extensão da universidade, além de relatar a experiência de participação em projeto de extensão. Foram elencados 115 projetos de extensão, em execução no Campus Macaé. Destes, 15 são coordenados por professores do curso de farmácia. A análise dos projetos de extensão do curso de Farmácia UFRJ – Macaé demonstrou uma clara predisposição à subárea dos medicamentos, abrigando projetos com enfoque claro tanto na divulgação de informações sobre os mesmos, quanto projeto focando no seu descarte, refletindo 40% do total de projetos, e 40% em projetos relacionados a área da farmácia social. As áreas de alimentos e análises clínicas apresentam 6,6% de projetos. A participação da autora deste trabalho no projeto de extensão também foi aqui discutida, levando em consideração as diretrizes da extensão universitária. Conclui-se que o número de projetos de extensão tem aumentado ao longo dos anos no curso de farmácia, ganhando grande destaque na subárea de medicamentos e farmácia social. As atividades de extensão são espaços extremamente ricos para desenvolver e estimular o conhecimento auxiliando a formação acadêmica dos universitários, permitindo aos alunos o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as questões sociais, uma vez que podem integrar várias áreas do conhecimento.
Keywords: Extensão universitária
Rio de Janeiro (Estado)
Educação
Cidadania
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::ANALISE E CONTROLE E MEDICAMENTOS
Department : Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Mar-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: REIS, Bruna Rafael. Análise situacional da extensão universitária do curso de farmácia UFRJ-Macaé: relato de experiência na extensão universitária. 2019. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Farmácia) - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2019.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRReis.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.