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http://hdl.handle.net/11422/11489
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bodstein, Gustavo Cesar Rachid | - |
dc.contributor.author | Costa, Luiz Gustavo Merçon Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T11:11:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:56Z | - |
dc.date.issued | 2013-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11489 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Aeronaves de treinamento | pt_BR |
dc.title | Projeto aerodinâmico de um avião de treinamento primário e acrobático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ritto, Thiago Gamboa | - |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Daniel Onofre de Almeida | - |
dc.description.resumo | Determinou-se de início o desempenho desejado, os perfis das missões a serem cumpridas e os requisitos gerais para o avião. Destaca-se nessa fase que se pretende que esta aeronave seja capaz de alcançar faixas de velocidades máximas e de cruzeiro ligeiramente maiores que as outras da mesma categoria sem detrimento das características de baixa velocidade. Os estudos comparativos através de Tabelas e gráficos forneceram dados de referência. Em seguida foi feito o preparativo para a estimativa de pesos vazios através das frações de peso. Para fins de avaliação foi comparado a fração de peso vazio calculado pelos dados estatísticos da Tabela 3.1 com o método apresentado por Raymer (1992) mostrado na Tabela 3.6 utilizando o peso máximo encontrado na Tabela estatística 3.1. Em ambos os casos o valor encontrado foi We/W0 ~0,56. Após, foi calculado a fração de peso de combustível para as etapas de navegação pela equação 3.5, de Breguet. Então foi calculado a fração de peso de combustível utilizada na missão pelo proditório da equação 3.7 e pela equação 3.8 após o qual montou-se a equação 3.9 utilizando a fração de peso de combustível calculada e a equação da Tabela 3.6. A substituição de valores levou à equação 3.10 que foi utilizada para cálculo de W0 estimado através de processo iterativo apresentado na Tabela 3.10. A Tabela 5.22 abaixo compara os resultados da estimativa de W0. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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