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dc.contributor.advisorBodstein, Gustavo Cesar Rachid-
dc.contributor.authorCosta, Luiz Gustavo Merçon Oliveira-
dc.date.accessioned2020-03-13T11:11:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:56Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11489-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAeronaves de treinamentopt_BR
dc.titleProjeto aerodinâmico de um avião de treinamento primário e acrobáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ritto, Thiago Gamboa-
dc.contributor.referee2Cruz, Daniel Onofre de Almeida-
dc.description.resumoDeterminou-se de início o desempenho desejado, os perfis das missões a serem cumpridas e os requisitos gerais para o avião. Destaca-se nessa fase que se pretende que esta aeronave seja capaz de alcançar faixas de velocidades máximas e de cruzeiro ligeiramente maiores que as outras da mesma categoria sem detrimento das características de baixa velocidade. Os estudos comparativos através de Tabelas e gráficos forneceram dados de referência. Em seguida foi feito o preparativo para a estimativa de pesos vazios através das frações de peso. Para fins de avaliação foi comparado a fração de peso vazio calculado pelos dados estatísticos da Tabela 3.1 com o método apresentado por Raymer (1992) mostrado na Tabela 3.6 utilizando o peso máximo encontrado na Tabela estatística 3.1. Em ambos os casos o valor encontrado foi We/W0 ~0,56. Após, foi calculado a fração de peso de combustível para as etapas de navegação pela equação 3.5, de Breguet. Então foi calculado a fração de peso de combustível utilizada na missão pelo proditório da equação 3.7 e pela equação 3.8 após o qual montou-se a equação 3.9 utilizando a fração de peso de combustível calculada e a equação da Tabela 3.6. A substituição de valores levou à equação 3.10 que foi utilizada para cálculo de W0 estimado através de processo iterativo apresentado na Tabela 3.10. A Tabela 5.22 abaixo compara os resultados da estimativa de W0.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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