Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11500
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Biscainho, Luiz Wagner Pereira | - |
dc.contributor.author | Apolinário, Isabela Ferrão | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T11:42:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:55Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11500 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicoacústica | pt_BR |
dc.subject | Pitch | pt_BR |
dc.subject | Psicologia experimental | pt_BR |
dc.subject | Audição | pt_BR |
dc.subject | Mascaramento | pt_BR |
dc.subject | Dissonância | pt_BR |
dc.title | Ferramentas para realização de testes psicoacústicos: aspectos de percepção do som | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campos, Marcello Luiz Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Leonardo de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho observa o processamento de sinais, em particular aplicado ao áudio. Está associado ao estudo de Psicoacústica, que por sua vez inclui elementos de áreas como a Medicina e a Psicologia. Existem diversas aplica¸coes que utilizam princípios da Psicoacústica modelados por meio de ferramentas de processamento digital de sinais. São exemplos a codificação de áudio, avaliação automática de qualidade, recuperação de informação musical e mesmo composição musical. Este trabalho trata dos principais conceitos da área de Psicoacústica como audibilidade, pitch, JND (menor diferença perceptível ou, do inglês, Just Noticeable Difference) e mascaramento. Cada tema é abordado com detalhes e suas aplicações são expostas aqui. Um pacote de programas foi criado para ilustrar de forma prática a teoria abordada. E possível, com isso, analisar diferentes casos para cada conceito, o que permite ao usuário ter uma ideia mais sólida do seu significado. Um exemplo é a nossa percepção de pitch, que pode variar se a frequência fundamental estiver ou não presente no sinal ou, ainda, de acordo com os harmônicos que o compõem. Em um dos programas implementados, o usuário pode selecionar quais harmônicos, incluindo a fundamental, farão parte do sinal a ser escutado. Os experimentos psicoacústicos elaborados neste trabalho possuem uma finalidade didática, ou seja, procuram complementar a teoria com ilustrações praticas. Além disso, alguns deles também permitem a realização de testes subjetivos. Assim, com o intuito de testar esta funcionalidade, quatro programas foram selecionados. São eles: mascaramento temporal e frequencial, JND de frequência e curvas de FletcherMunson. Por fim, os resultados são apresentados e é feita uma análise detalhada dos mesmos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Eletrônica e de Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10008782.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.