Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBiscainho, Luiz Wagner Pereira-
dc.contributor.authorApolinário, Isabela Ferrão-
dc.date.accessioned2020-03-13T11:42:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:55Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11500-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicoacústicapt_BR
dc.subjectPitchpt_BR
dc.subjectPsicologia experimentalpt_BR
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectMascaramentopt_BR
dc.subjectDissonânciapt_BR
dc.titleFerramentas para realização de testes psicoacústicos: aspectos de percepção do sompt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Marcello Luiz Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Nunes, Leonardo de Oliveira-
dc.description.resumoEste trabalho observa o processamento de sinais, em particular aplicado ao áudio. Está associado ao estudo de Psicoacústica, que por sua vez inclui elementos de áreas como a Medicina e a Psicologia. Existem diversas aplica¸coes que utilizam princípios da Psicoacústica modelados por meio de ferramentas de processamento digital de sinais. São exemplos a codificação de áudio, avaliação automática de qualidade, recuperação de informação musical e mesmo composição musical. Este trabalho trata dos principais conceitos da área de Psicoacústica como audibilidade, pitch, JND (menor diferença perceptível ou, do inglês, Just Noticeable Difference) e mascaramento. Cada tema é abordado com detalhes e suas aplicações são expostas aqui. Um pacote de programas foi criado para ilustrar de forma prática a teoria abordada. E possível, com isso, analisar diferentes casos para cada conceito, o que permite ao usuário ter uma ideia mais sólida do seu significado. Um exemplo é a nossa percepção de pitch, que pode variar se a frequência fundamental estiver ou não presente no sinal ou, ainda, de acordo com os harmônicos que o compõem. Em um dos programas implementados, o usuário pode selecionar quais harmônicos, incluindo a fundamental, farão parte do sinal a ser escutado. Os experimentos psicoacústicos elaborados neste trabalho possuem uma finalidade didática, ou seja, procuram complementar a teoria com ilustrações praticas. Além disso, alguns deles também permitem a realização de testes subjetivos. Assim, com o intuito de testar esta funcionalidade, quatro programas foram selecionados. São eles: mascaramento temporal e frequencial, JND de frequência e curvas de FletcherMunson. Por fim, os resultados são apresentados e é feita uma análise detalhada dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Eletrônica e de Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10008782.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.