Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11518
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudos de controle preditivo: aplicação a uma coluna desbutanizadora
Autor(es)/Inventor(es): Antunes, Ingrid Silva
Orientador: Souza Junior, Mauricio Bezerra de
Resumo: Estudou-se o controle preditivo MPC (“Model Predictive Control”) aplicado a uma coluna desbutanizadora de uma unidade de processamento de gás natural (UPGN), com o objetivo de controlar a fração de C5 no topo. O controlador preditivo foi testado em diversos cenários SISO (Single Input, Single Output) e MISO (Multiple Input, Single Output), admitindo-se sua atuação sobre uma camada regulatória, e a possibilidade de escolha de variáveis manipuladas dentre as seguintes candidatas: vazão de carga, setpoint da temperatura, vazão de refluxo e set-point da pressão no topo. Funções de tranferências previamente identificadas a partir de dados industriais foram usadas como modelo interno para o controlador e também como modelo da planta. A sintonia para cada caso foi investigada. A ferramenta MPCtools do Matlab® foi utilizada para as simulações do MPC e o critério de redução do ISE (“Integral of the Squared Error”) na presença de distúrbios foi adotado. Como resultado, as melhores combinações em termos de variável manipulada para o projeto do controlador e sua reconfiguração em caso de falha foram indicadas.
Palavras-chave: Controle preditivo
Gás natural
Destilação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia de Controle e Automação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10008852.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.