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http://hdl.handle.net/11422/11528
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Alho, Alexandre Teixeira de Pinho | - |
dc.contributor.author | Cosentino, Rafael Lins | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T13:29:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:56Z | - |
dc.date.issued | 2014-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11528 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Casco de embarcações | pt_BR |
dc.subject | Alumínio | pt_BR |
dc.title | Análise da topologia estrutural e sua influência no custo de fabricação do casco de catamarãs em alumínio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reyes, Marta Cecília Tapia | - |
dc.contributor.referee2 | Zeemann, Annelise | - |
dc.description.resumo | A existência de centros urbanos onde o transporte terrestre encontra-se saturado abre espaço para soluções fluviais e marítimas. Uma dessas alternativas é a utilização de embarcações de alta velocidade viabilizando a mobilidade urbana. Observa-se assim uma demanda crescente por projetos de embarcações costeiras capazes de realizar este tipo de serviço com segurança e eficiência. Neste contexto, a embarcação tipo catamarã representa a concepção de casco mais comumente utilizada em locais onde as condições de vento e ondas causam maior efeito sobre a estabilidade transversal. Dependendo das características de porte e de operação da embarcação, o alumínio se apresenta como a escolha de material mais eficiente para a fabricação do casco. Nos anos recentes, a utilização do alumínio tem sido crescente em diversos setores de construção naval. Para que o maior custo com a construção em alumínio seja justificado, a embarcação deve possuir uma topologia estrutural eficiente, ou seja, deve-se alcançar uma solução de projeto que satisfaça os requisitos de resistência estrutural, empregando-se a menor quantidade de material possível. O objetivo do presente trabalho envolve, portanto, o desenvolvimento de uma ferramenta de projeto aplicada à análise preliminar do peso de material e dos respectivos custos de material e de construção do casco de um catamarã em alumínio. Como exemplo de aplicação, são apresentados os resultados obtidos para a análise da topologia estrutural de um catamarã típico dedicado ao transporte de passageiros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::ESTRUTURAS NAVAIS E OCEANICAS::ANALISE TEORICA E EXPERIMENTAL DE ESTRUTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Naval e Oceânica |
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