Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardozo, Thiago Messias-
dc.contributor.authorAzevedo, Henrique Brandão Cerqueira de-
dc.date.accessioned2020-04-02T22:29:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:59Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11692-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei de Lambert-Beerpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEspectrofotometriapt_BR
dc.titleReestruturação da prática de lei de Lambert-Beer na disciplina de físico-química experimental I do IQ/UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7811942118906171pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Bonapace, José Alberto Portela-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6053189705645403pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Cássia Curan-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084pt_BR
dc.contributor.referee2Michel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.description.resumoCom a reformulação da grade curricular dos cursos do Instituto de Química da UFRJ o momento se torna oportuno para reestruturar a disciplina de Físico-Química Experimental I à luz do que vêm sendo discutido na literatura em termos de práticas de laboratório para alunos de graduação. Nesse trabalho foram proposta modificações da aula prática sobre Lei de Lambert-Beer para além de uma simples introdução ao tema. Adaptou-se a aula experimental já existente com a inclusão de uma nova seção dedicada a obter a constante de equilíbrio da reação entre hidrogeno-cromato e cromato utilizando a Lei de Lambert-Beer. Para isso, o ponto de partida foi um experimento existente na literatura adaptado ao contexto do laboratório de aulas de graduação do Departamento de Físico-Química. Os resultados obtidos foram comparados com a literatura. Além do desenvolvimento da nova aula prática, os custos do experimento foram estimados e uma proposta de tratamento de rejeitos provenientes da aula prática foi elaborada. O trabalho traz também uma proposta de avaliação da aula baseada em atividades pré e pós laboratoriais, visando avaliar se os objetivos pedagógicos propostos foram alcançados. Por fim, a prática é documentada na forma de um roteiro experimental, um manual para apresentar a prática ao docente com a descrição do experimento e sua proposta pedagógica e de um manual para o técnico de laboratório com toda a preparação necessária para o experimento, assim como o protocolo de tratamento de rejeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrique Brandão Cerqueira de Azevedo.pdf511.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.