Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11692
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardozo, Thiago Messias | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Henrique Brandão Cerqueira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T22:29:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11692 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei de Lambert-Beer | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Espectrofotometria | pt_BR |
dc.title | Reestruturação da prática de lei de Lambert-Beer na disciplina de físico-química experimental I do IQ/UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7811942118906171 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Bonapace, José Alberto Portela | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6053189705645403 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turci, Cássia Curan | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Michel, Ricardo Cunha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a reformulação da grade curricular dos cursos do Instituto de Química da UFRJ o momento se torna oportuno para reestruturar a disciplina de Físico-Química Experimental I à luz do que vêm sendo discutido na literatura em termos de práticas de laboratório para alunos de graduação. Nesse trabalho foram proposta modificações da aula prática sobre Lei de Lambert-Beer para além de uma simples introdução ao tema. Adaptou-se a aula experimental já existente com a inclusão de uma nova seção dedicada a obter a constante de equilíbrio da reação entre hidrogeno-cromato e cromato utilizando a Lei de Lambert-Beer. Para isso, o ponto de partida foi um experimento existente na literatura adaptado ao contexto do laboratório de aulas de graduação do Departamento de Físico-Química. Os resultados obtidos foram comparados com a literatura. Além do desenvolvimento da nova aula prática, os custos do experimento foram estimados e uma proposta de tratamento de rejeitos provenientes da aula prática foi elaborada. O trabalho traz também uma proposta de avaliação da aula baseada em atividades pré e pós laboratoriais, visando avaliar se os objetivos pedagógicos propostos foram alcançados. Por fim, a prática é documentada na forma de um roteiro experimental, um manual para apresentar a prática ao docente com a descrição do experimento e sua proposta pedagógica e de um manual para o técnico de laboratório com toda a preparação necessária para o experimento, assim como o protocolo de tratamento de rejeitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Henrique Brandão Cerqueira de Azevedo.pdf | 511.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.