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dc.contributor.advisorCarvalho, Marcia da Silva-
dc.contributor.authorPereira, Ellen Conceição-
dc.date.accessioned2020-04-07T21:34:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11729-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResultado por açãopt_BR
dc.subjectItens de divulgaçãopt_BR
dc.subjectCPC 41pt_BR
dc.subjectDividendospt_BR
dc.subjectEletrodomésticospt_BR
dc.subjectDistribuição de lucros-Brasilpt_BR
dc.titleResultado por ação : um estudo descritivo das companhias comerciais de eletrodomésticos com base no pronunciamento técnico CPC 41pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8118819868709277pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Marques, Jose Augusto Veiga da Costa-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7922001988857329pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Guilherme Otávio Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4148274558020552pt_BR
dc.description.resumoSegundo levantamento divulgado pela Economática, o volume de dividendos e de Juros Sobre Capital Próprio (JSCP) distribuído pelas companhias de capital aberto somou R$ 79,63 bilhões, em 2017, este foi o melhor resultado desde 2014 (G1, 2018). Em um cenário de alta distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio pelas companhias, e onde é crescente a busca pela informação contábil útil e comparável, surge a seguinte pergunta de pesquisa: As companhias de capital aberto do setor comercial de Eletrodomésticos, listadas na Bovespa, realizaram e divulgaram os cálculos de lucro por ação básico e diluído de acordo com os itens de divulgação do CPC 41, no período entre 2015 e 2017? O Objetivo geral desse trabalho foi determinar a aderência das empresas estudadas com o CPC 41, sobretudo, verificar a adequação dos cálculos de lucro por ação básico e diluído apresentados pelas empresas. Esta pesquisa, sob o ponto de vista de seus objetivos, classifica-se como descritiva e do ponto de vista de seus procedimentos como análise de conteúdo. A partir da análise das demonstrações contábeis das companhias do setor comercial de eletrodomésticos, são elas: Magazine Luiza, Via Varejo e Whirlpool foi realizada uma correspondência entre as informações divulgadas por essas companhias e os itens de divulgação do CPC 41. Através desta correspondência foi possível verificar a aderência das empresas estudadas com o CPC 41, constatando a quantidade de itens divulgados ou não pelas companhias. Os Resultados apontaram que as companhias do setor comercial de eletrodomésticos atendem de maneira satisfatória os itens de divulgação do CPC 41. Sendo o item f-3 “A quantidade de ações no início e fim do período” o item menos atendido; e o item c “O numerador e sua conciliação” e o item d “O denominador e sua conciliação” os mais atendidos, sendo divulgados por todas as companhias em todos os períodos analisados. E, ao contrário do que se esperava, observando individualmente as companhias, não existe diferença entre os períodos com relação a maior quantidade de itens de divulgação atendidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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