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dc.contributor.advisorPaula, Ana Cristina Reif de-
dc.contributor.authorSchlanger, Philip-
dc.date.accessioned2020-04-08T15:06:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:00Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11733-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica monetáriapt_BR
dc.subjectPolítica fiscalpt_BR
dc.subjectTaxa de jurospt_BR
dc.titleLimites ao financiamento da política fiscal e ao nível da taxa de juropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9929264535023739pt_BR
dc.description.resumoA crise de 2008 certamente impôs um desafio à macroeconomia contemporânea. Muito do que se considerava temerário foi feito sem maiores consequências práticas. O experimento do Quantitative Easing (QE) é o exemplo mais notório, mas, de forma alguma, o único. As taxas nominais de juros das economias desenvolvidas próximas de zero, suas inflações persistentemente abaixo das metas, e seu baixo crescimento crônico (os EUA sendo uma exceção recente nesse aspecto) denotam algum grau de disfuncionalidade, em particular, nas políticas macroeconômicas: fiscal e monetária. O argumento que se busca desenvolver, a partir do proposto por Lara Resende (2019), é de que, primeiro, essas políticas não são independentes, e, para tanto, lança-se mão de uma literatura clássica ligada aos casos de dominância fiscal, e à Teoria Fiscal do Nível de Preços. Segundo que, em sendo as políticas interdependentes, a possibilidade da política monetária em controlar a inflação autonomamente fica comprometida, enquanto o efeito da taxa de juros sobre a dinâmica da dívida pública se mantém. Assim, busca-se trazer alguns argumentos, a partir do modelo clássico de Samuelson de gerações sobrepostas, para a manutenção de taxas de juros abaixo das taxas de crescimento de longo prazo da economia, o que, não por acaso, ajuda a explicar a situação financeira global atualmente de taxas de juros muito baixas. Por outro lado, dado que o escopo da política fiscal se torna amplo, visto que o da monetária diminui, busca-se nas Finanças Funcionais de Lerner uma prescrição adequada às circunstâncias. A Modern Money Theory avança nesses argumentos e propõe a ausência de restrição financeira do governo, fortemente apoiada na operacionalização do seu “financiamento”. Por último, faz-se uma breve incursão nos dados e operacionalidade dessas políticas no Brasil a fim de intuir sobre a relevância e aplicabilidade das teorias apresentadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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