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dc.contributor.advisorBittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.authorWarszawski, Leo Mendonça-
dc.date.accessioned2020-04-17T03:46:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11825-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectAlunos de Administraçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAxiologiapt_BR
dc.titleEntendendo as perspectivas éticas na tomada de decisão organizacional dos alunos de graduação do curso de administração de uma universidade pública do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca identificar os critérios éticos na tomada de decisão dos estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O entendimento profundo e adequado desses critérios axiológicos se faz relevante em três dimensões. A primeira é a individual, pois os indivíduos não podem se furtar a fazer escolhas e julgamentos, especialmente quando atuam em uma posição de caráter tático ou estratégico. A segunda é social, pois os critérios éticos são utilizados para avaliar o contexto social que o indivíduo está inserido e compará-lo com o seu ideal de moralidade pública. O terceiro se origina na especificidade com contexto brasileiro, onde o país se encontra em uma grave crise econômica, política e social devido, ao menos em parte, às falhas morais de suas lideranças empresariais e políticas. Para identificar os critérios valorativos adequadamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica prévia, para habilitar o pesquisador a identificar as diferentes perspectivas axiológicas apresentadas pelos alunos do curso de Administração. Para obter o material para análise foi realizada uma entrevista semiestruturada, na qual os estudantes eram confrontados com uma situação hipotética que colocaria sua moralidade a prova. Aos indivíduos da pesquisa foi perguntado o que seria a decisão certa e para que fundamentassem suas respostas. A partir da fundamentação apresentada foi possível identificar diferentes padrões valorativos que norteavam as respostas apresentadas. A partir dessa análise foi possível identificar cinco grandes padrões axiológicos entre os entrevistados, além de variações de justificativas dentro desses grandes padrões. Outros estudantes apresentaram respostas únicas que receberam atenção especial na análise dos dados. Por fim, alguns poucos entrevistados foram incapazes de articular uma resposta racional e calcada em valores previamente estabelecidos em suas mentes. O estudo contribui para compreensão da mente dos indivíduos que se preparam atualmente para atingir cargos de liderança no futuro. Dessa forma a pesquisa dificulta que tanto a academia quanto a sociedade em geral sejam surpreendidas ou manipuladas futuramente por pessoas em posições de destaque.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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