Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.authorGoes, Matheus Terrigno de-
dc.date.accessioned2020-04-17T04:16:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11830-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectRelevância da qualidadept_BR
dc.subjectCompetitividade empresarialpt_BR
dc.titleA relevância da gestão da qualidade em serviços nas microempresaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809pt_BR
dc.description.resumoA qualidade se apresenta como fator importante na atividade das empresas, se mostrando como uma das melhores formas para alcançar o crescimento sustentável da organização. Considerando sua adoção como uma oportunidade de melhorar aspectos operacionais, minimizar os custos, eliminar falhas e satisfazer sua clientela, uma gestão de qualidade se torna indispensável à gestão organizacional. Através do levantamento bibliográfico pôde-se perceber que as micro e pequenas empresas possuem um papel de extrema importância no Brasil, sendo então necessário incentivá-las na meta de se manterem atuantes num mercado tão competitivo e que se cresce a cada dia. A gestão de qualidade quando bem aplicada, torna esse objetivo mais fácil e viável. Diante disso a presente pesquisa tem como objetivo principal pesquisar e compreender a Gestão da Qualidade e sua relevância para as mesmas, por meio de ações eficientes que garantam esse processo. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa exploratória, bibliográfica. Este projeto propõe abordar a qualidade em serviços como fator relevante para a consolidação da Gestão da Qualidade nas organizações estudadas, sendo estas um fator relevante para o desenvolvimento e estruturação de qualquer empresa no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTGoes.pdf384.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.