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dc.contributor.advisorAlmeida, Edmar Luiz Fagundes de-
dc.contributor.authorRamos, Luis Fillipe Anjo de Mello-
dc.date.accessioned2020-04-17T18:01:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:01Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11835-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcessão de rodoviapt_BR
dc.subjectFinanciamento de projetospt_BR
dc.subjectAnálise de Investimentospt_BR
dc.titleAnálise de viabilidade do leilão de concessão da Rodovia de Integração Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4102448005988261pt_BR
dc.description.resumo“Governar é construir estradas”. A afirmação de Washington Luís, Presidente do Brasil entre 1926-1930, procurava destacar a importância da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento da economia: boas estradas reduzem o custo de transportes e, portanto, o preço final dos produtos, tornando-os mais acessíveis ao consumidor e assim, tornando a economia mais eficiente e competitiva. Este trabalho tem como objetivo avaliar da viabilidade de execução da concessão da Rodovia de Integração Sul, nos termos do edital, considerando o deságio de 40.53% sobre a tarifa base realizado pela CCR.SA, vencedora do leilão realizado em novembro 2018, tendo como referencial teórico a apresentação de conceitos e parâmetros para elaboração de uma operação de Project Finance nas condições de financiamento do BNDES. Os resultados obtidos a partir da modelagem de operações de financiamento indicam que ao aplicar o valor de 40% de deságio, próximo ao realizado no leilão, o Valor Presente Líquido dos fluxos de caixa analisados é negativo com módulo maior que 1,1 bilhão de reais, e Taxa Interna de Retorno de -0.46%, se mostrando um investimento economicamente inviável. Portanto, na avaliação desse estudo o lance vencedor do leilão não é economicamente executável e apresenta riscos de interrupção dos investimentos determinados, o que impactará diretamente na qualidade da rodovia e na segurança daqueles que trafegam por ela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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