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http://hdl.handle.net/11422/11835
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Edmar Luiz Fagundes de | - |
dc.contributor.author | Ramos, Luis Fillipe Anjo de Mello | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-17T18:01:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11835 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Concessão de rodovia | pt_BR |
dc.subject | Financiamento de projetos | pt_BR |
dc.subject | Análise de Investimentos | pt_BR |
dc.title | Análise de viabilidade do leilão de concessão da Rodovia de Integração Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4102448005988261 | pt_BR |
dc.description.resumo | “Governar é construir estradas”. A afirmação de Washington Luís, Presidente do Brasil entre 1926-1930, procurava destacar a importância da infraestrutura de transportes para o desenvolvimento da economia: boas estradas reduzem o custo de transportes e, portanto, o preço final dos produtos, tornando-os mais acessíveis ao consumidor e assim, tornando a economia mais eficiente e competitiva. Este trabalho tem como objetivo avaliar da viabilidade de execução da concessão da Rodovia de Integração Sul, nos termos do edital, considerando o deságio de 40.53% sobre a tarifa base realizado pela CCR.SA, vencedora do leilão realizado em novembro 2018, tendo como referencial teórico a apresentação de conceitos e parâmetros para elaboração de uma operação de Project Finance nas condições de financiamento do BNDES. Os resultados obtidos a partir da modelagem de operações de financiamento indicam que ao aplicar o valor de 40% de deságio, próximo ao realizado no leilão, o Valor Presente Líquido dos fluxos de caixa analisados é negativo com módulo maior que 1,1 bilhão de reais, e Taxa Interna de Retorno de -0.46%, se mostrando um investimento economicamente inviável. Portanto, na avaliação desse estudo o lance vencedor do leilão não é economicamente executável e apresenta riscos de interrupção dos investimentos determinados, o que impactará diretamente na qualidade da rodovia e na segurança daqueles que trafegam por ela. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
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