Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11849
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fidalgo, Lúcia Maria da Cruz | - |
dc.contributor.author | Querevalu, Lilian Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-17T23:04:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11849 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mediação de Leitura para crianças | pt_BR |
dc.subject | Biblioterapia | pt_BR |
dc.subject | Leitura para Bebês | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura bebês – Mediação de leitura em Hospitais | pt_BR |
dc.title | Mediação de leitura para bebês e crianças : uma experiência no hospital Fernandes Figueira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9081082731984284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7583404045542322 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paiva, Maria Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5537896299817009 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho representa uma pesquisa de cunho empírico, que objetiva refletir sobre os aspectos práticos que entremeiam o campo da mediação de leitura e Biblioterapia. Apoiandose em bibliografia especializada (livros e artigos), procura-se analisar, de forma panorâmica, os fundamentos da mediação de leitura, a sua dimensão histórico filosófica e, por fim, a sua dimensão social em bebês e crianças. O projeto observado para este trabalho é o Projeto Biblioteca Viva do Hospital Fernandes Figueira. Seu objetivo é levar a mediação de leitura, especialmente a bebês, por meio de voluntários capacitados. A mediação de leitura é entendida aqui como uma extensão social realizada no ambiente hospitalar criando em seus ouvintes a catarse, ou seja, despertando emoções omitidas, purificando e encorajando a superação de algum trauma como o medo e melhorando a relação entre médico e paciente. Também é recomendado o uso de diferentes tipos de livros separados neste trabalho, por idade, desde a gestação até a fase da adolescência, como forma de demonstrar os diferentes materiais que podem ser usados para estímulo à leitura e aprendizado que, durante este trabalho, mostra ser importante e diretamente ligado ao desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LPQuerevalu.pdf | 418.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.