Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11855
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Maria Irene da Fonseca e | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Nathália dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-20T21:18:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11855 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Agenda 2030 | pt_BR |
dc.subject | Coleta Seletiva | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.title | A evolução das bibliotecas na sustentabilidade ambiental : uma análise comparativa de casos da América Latina | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7170723845748247 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Sobral, Fabrícia Carla Ferreira | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7248687096598672 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Senna, Ana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8811350010905340 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fidalgo, Lucia Maria da Cruz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9081082731984284 | pt_BR |
dc.description.resumo | A sustentabilidade ambiental é um assunto cada vez mais abordado na sociedade em geral e, mesmo assim, em países como o Brasil, apesar da existência da legislação ambiental, programas, projetos e iniciativas voluntárias para alavancar a educação ambiental, a pouca implantação prática atrelada à falta de informação e a fiscalização tem desvalorizado a solidez da sustentabilidade, mesmo diante de programas governamentais importantes como a Agenda 2030. Neste contexto, a formação de parcerias entre instituições governamentais, não governamentais, comerciais, educacionais e de apoio, como as bibliotecas, podem contribuir na disseminação da sustentabilidade ambiental, o que poderia resultar num avanço significativo em relação ao consumo mais consciente, à produção e ao descarte do lixo de forma adequada e, por fim, à conscientização das mudanças climáticas, etc. As bibliotecas, portanto, desempenham um papel fundamental à reflexão da responsabilidade social de cada um por meio da informação e, por isso, é necessário que as bibliotecas adotem para si a responsabilidade ambiental, incorporando-a em seus serviços de informação. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar como as bibliotecas vêm trabalhando a visibilidade da sustentabilidade ambiental nos serviços de informação, tendo como metodologia a análise de bibliotecas da América latina, baseada em dois grupos de indicadores, a saber: o grupo A - missão, visão e valores; o grupo B – nível de sustentabilidade - arquitetura, gestão e projetos/programas/atividades de educação ambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NSCorrêa.pdf | 583 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.