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dc.contributor.advisorZattar, Marianna-
dc.contributor.authorSantos, Alice Idália Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2020-04-20T22:19:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:03Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11876-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectDesescolarizaçãopt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleCompetência em informação na educação de crianças desescolarizadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Robson Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o desenvolvimento de competência em informação durante o processo de aprendizado de crianças desescolarizadas. Para isso, traça um breve histórico da educação ocidental e apresenta definições de diferentes autores sobre o conceito de aprendizado e educação escolar. Enfoca em argumentos de Paulo Freire e Ivan Illich como referencial sobre a prática de desescolarização e discorre sobre as perspectivas históricas dos estudos e práticas da competência em informação a partir das definições da American Library Association. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças desescolarizadas e a análise de material audiovisual como técnica de coleta de dados referentes ao processo de construção de competência em informação em crianças que vivenciam a aprendizagem sem o auxílio de instituições educacionais formais. Ainda, utiliza o método bola de neve para o acesso ao material cujo conteúdo refere-se às famílias brasileiras onde os adultos responsáveis optaram pelo processo de desescolarização como forma de educação das crianças, sendo os atores que compõem a campo de pesquisa e utiliza como forma de seleção de amostra o critério de acessibilidade. Indica como resultado a visualização da competência em informação para além dos espaços tradicionais das bibliotecas e unidades de informação. Conclui que a competência em informação não se restringe ao ambiente de bibliotecas, mas está presente no processo de aprendizagem ao longo da vida, como instrumento capaz de tornar possível o desenvolvimento educacional dos atores sociais, independente de delimitações espaciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TEORIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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