Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zattar, Marianna | - |
dc.contributor.author | Santos, Alice Idália Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-20T22:19:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11876 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Desescolarização | pt_BR |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | Competência em informação na educação de crianças desescolarizadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9001696745454196 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756978802063379 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7583404045542322 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa o desenvolvimento de competência em informação durante o processo de aprendizado de crianças desescolarizadas. Para isso, traça um breve histórico da educação ocidental e apresenta definições de diferentes autores sobre o conceito de aprendizado e educação escolar. Enfoca em argumentos de Paulo Freire e Ivan Illich como referencial sobre a prática de desescolarização e discorre sobre as perspectivas históricas dos estudos e práticas da competência em informação a partir das definições da American Library Association. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças desescolarizadas e a análise de material audiovisual como técnica de coleta de dados referentes ao processo de construção de competência em informação em crianças que vivenciam a aprendizagem sem o auxílio de instituições educacionais formais. Ainda, utiliza o método bola de neve para o acesso ao material cujo conteúdo refere-se às famílias brasileiras onde os adultos responsáveis optaram pelo processo de desescolarização como forma de educação das crianças, sendo os atores que compõem a campo de pesquisa e utiliza como forma de seleção de amostra o critério de acessibilidade. Indica como resultado a visualização da competência em informação para além dos espaços tradicionais das bibliotecas e unidades de informação. Conclui que a competência em informação não se restringe ao ambiente de bibliotecas, mas está presente no processo de aprendizagem ao longo da vida, como instrumento capaz de tornar possível o desenvolvimento educacional dos atores sociais, independente de delimitações espaciais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TEORIA DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AIRSantos.pdf | 336.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.