Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Suzana Kahn-
dc.contributor.authorPaiva, André Borges Randolpho-
dc.date.accessioned2020-04-20T23:10:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:03Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11878-
dc.description.abstractThis work explores the concepts and tendencies of urban mobility and shared mobility, finding that the transport sector undergoes transformations in technologies and business models, in an accelerated and disruptive pace. There are three main factors guiding these trends: Information and Communication Technologies (ICT), shared economy and vehicles electrification. Given this scenario, new urban mobility alternatives become important transport policy tools, in a scenario in which cities increasingly demand sustainable solutions for the population well-being. With this in mind, this work develops a methodology to help transportation planning and decisionmaking on new urban mobility alternatives, with the use of Geographic Information System (GIS) that guarantees the ease of visualization and agility to the work. In addition, the methodology is applied on the case study of car sharing in the city of Rio de Janeiro, proving to be an effective tool for decision making by previously indicating the places where the new alternative will present the best levels of service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTendências da mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade compartilhadapt_BR
dc.titleProcedimento metodológico para avaliação preliminar de novas alternativas de transporte no Brasil: o caso do compartilhamento de carros no Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeMethodological approach for preliminary evaluation of new alternatives of urban mobility in Brazil: case study on carsharing in Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2988769840029659pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2527957827145574pt_BR
dc.contributor.referee1Balassiano, Ronaldo-
dc.contributor.referee2Lima, Elizabeth Cristina da Rocha-
dc.description.resumoEste trabalho explora os conceitos e tendências da mobilidade urbana e da mobilidade compartilhada, constatando que o setor de transporte passa por transformações nas tecnologias e nos modelos de negócios, de forma acelerada e disruptiva. Os três principais fatores que norteiam essas tendências são: as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a economia compartilhada e a eletrificação dos veículos. Diante desse cenário, novas alternativas de mobilidade urbana se tornam importantes ferramentas de políticas de transporte, em um cenário em que as cidades demandam cada vez mais de soluções sustentáveis para o bem-estar da população. Com isso em mente, esse trabalho desenvolve uma metodologia para o auxílio ao planejamento de transportes e a tomada de decisão em relação às novas alternativas de mobilidades urbana, com a utilização de Sistema de Informação Geográfica (SIG) que garante a facilidade de visualização e agilidade na execução do estudo. Além disso, a metodologia é aplicada ao estudo de caso do compartilhamento de carros na cidade do Rio de Janeiro, demonstrando ser uma ferramenta eficaz para a tomada de decisão ao indicar previamente os locais em que a nova alternativa apresentará os melhores níveis de serviço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndreBorgesRandolphoPaiva.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.