Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11880
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A gestão de pessoas em uma startup : um estudo de caso de uma empresa de inteligência artificial
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Carmen Maria Thaumaturgo Coelho
Advisor: Soares, Vanessa Brulon
Abstract: As startups têm se destacado nos últimos anos como um modelo de negócios que traz inovações e grande impacto na economia do país. Porém, trata-se de uma estrutura organizacional que precisa lidar com recursos limitados e condições de incerteza. Por isso, ela precisa lidar com a sua gestão de pessoas de uma forma diferente. O objetivo deste trabalho é analisar como se dão os processos de gestão de pessoas em uma startup através de um estudo de caso de uma empresa carioca de inteligência artificial. Foram realizadas entrevistas com funcionários seguindo um roteiro semiestruturado e um documento foi disponibilizado sobre a metodologia de definição de metas utilizada pela empresa. Os dados foram analisados e categorizados segundo os cinco subsistemas de gestão de pessoas: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Após a análise dos dados, podemos questionar se não seriam a tecnologia, sua estratégia, as oportunidades e os desafios do ambiente de negócios os fatores mais relevantes para o sucesso das startups desse ramo ao invés do seu quadro de funcionários, considerando a sua gestão de pessoas tão informal e pouco estruturada.
Keywords: Gestão de pessoas
Startups
Estudo de Caso
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Department : Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMTCFernandes.pdf272,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.