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dc.contributor.advisorMendonça, Marcos Barreto de-
dc.contributor.authorSantos, Raphael Barbosa dos-
dc.date.accessioned2020-04-21T00:44:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:47Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11905-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTaludespt_BR
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectAnálise de estabilidadept_BR
dc.titleEstudo da influência da rede de fluxo na análise de estabilidade de talude em Nova Friburgo - RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Becker, Leonardo De Bona-
dc.contributor.referee1Avelar, André de Souza-
dc.contributor.referee2Ehrlich, Maurício-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo de como a maneira de tratar e interpretar as informações relativas às águas subterrâneas influencia nas análises de estabilidade de taludes. São apresentados também os resultados de uma campanha de ensaios de campo, compreendendo sondagens à percussão e instalação de piezômetros. Foi escolhido o caso de um talude em Nova Friburgo, RJ. Utilizou-se um programa de computador para realizar análises de estabilidade pelo método das fatias. A poropressão foi determinada de modos distintos: no primeiro, utiliza-se o método usual e simplificado de considerar a linha freática, determinada através de sondagens, como linha piezométrica; no segundo, através do traçado da rede de fluxo. Concluiu-se que, para este caso específico, a aproximação de considerar a linha freática como se fosse uma linha piezométrica foi a favor da segurança. Entretanto, ressalta-se que em outras situações, especialmente em casos que haja fluxos ascendentes, esta aproximação pode ser contrária a segurança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::OBRAS DE TERRA E ENROCAMENTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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