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dc.contributor.advisorPortugal, Licinio da Silva-
dc.contributor.authorTorres, Ewerton Chaves Moreira-
dc.date.accessioned2020-04-21T12:59:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:48Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11931-
dc.description.abstractThe demand for air transportation has been increasing over the years, mainly in Brazil. However, the use of this modality composes only a portion of the trip, and is complemented by modalities of access to the airport that typically involve individual transportation or public transportation. In this case, the problem is the imbalance in the number of trips that are carried out by the individual transport modalities, being able to comprise almost all the access displacements, mainly in the smaller airports. In parallel to this, what is perceived is an increase in customers’ demand for quality factors in services, which can not only stop attracting users to unwanted modes of transportation, but can also reduce the share of users who access the airport by public transportation modes. Therefore, the objective of the dissertation will be to develop a methodological procedure with the purpose of identifying strategies for the transfer of the users of automobiles to modalities of public transportation (with emphasis on the bus) in the trips of access to airports, especially of medium size, from perception of the users regarding the attributes that express the concept of Quality of Service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectacesso terrestre a aeroportospt_BR
dc.subjectqualidade de serviçopt_BR
dc.subjectestratégias para transferência modalpt_BR
dc.titleProcedimento metodológico para a transferência dos usuários do automóvel para o transporte público nas viagens de acesso a aeroportospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0654272159213814pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2569579574179471pt_BR
dc.contributor.referee1Balassiano, Ronaldo-
dc.contributor.referee2Santo Junior, Respício Antonio do Espírito-
dc.description.resumoA demanda pelo transporte aéreo tem sido crescente ao longo dos anos, principalmente no Brasil. No entanto, o uso desta modalidade compõe apenas uma parcela da viagem, sendo complementado por modalidades de acesso ao aeroporto que tipicamente envolvem o transporte individual ou o transporte público. Neste caso, o grande problema está no desequilíbrio no número de viagens que são realizadas pelas modalidades de transporte individual, podendo compreender quase a totalidade dos deslocamentos de acesso, principalmente nos menores aeroportos. Em paralelo a isso, o que se percebe é um aumento da exigência dos clientes em relação a fatores de qualidade em serviços, que podem não somente deixar de atrair os usuários de modos de transporte indesejados como também pode reduzir a parcela dos usuários que acessam o aeroporto por modos de transporte público. Logo, o objetivo da dissertação será desenvolver um procedimento metodológico com o propósito de identificar estratégias para a transferência dos usuários de automóveis para modalidades de transporte público (com ênfase no ônibus) nas viagens de acesso a aeroportos, em especial de médio porte, a partir da percepção dos próprios usuários quanto aos atributos que expressam o conceito de Qualidade de Serviço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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