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dc.contributor.advisorAlmeida D´Agosto, Márcio de-
dc.contributor.authorRodrigues, Elder Soares-
dc.date.accessioned2020-04-22T12:03:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:48Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11938-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the feasibility (technical and operational) of using an UAV for last-mile deliveries, particularly in home deliveries of small parcels and its competitiveness (cost/service level) in urban freight transport as an alternative to motorcycles. The transport system was divided into four physical subsystems (road, vehicle, terminal and control), focusing more on the vehicle. A quadcopter UAV weighing 1.4 kg (operational empty weight) was mounted and used to test payload capacity, power consumption and vehicle autonomy. A commercial quadcopter UAV weighing 1.3 kg (operational empty weight), similar to the mounted UAV, was also used in the tests to check the speed of this type of vehicle. Motorcycle tests were also performed with the objective of evaluating speed, energy consumption and a ratio between Euclidean and road distances. The results showed that the UAV is able to transport small parcels with autonomy for short and medium distances in urban freight transport and with advantage in terms of travel time, energy consumption, financial cost of the energy consumed and gas emission.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttransporte de Cargapt_BR
dc.subjectveículo aéreopt_BR
dc.titleVeículo aéreo não tripulado : uma alternativa ao transporte de cargapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8875361042998659pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9253463101685959pt_BR
dc.contributor.referee1Balassiano, Ronaldo-
dc.contributor.referee2Barbastefano, Rafael Garcia-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade (técnica e operacional) de se utilizar um VANT para o transporte de carga de baixo peso e pequeno volume e a sua competitividade (custo/nível de serviço) na logística urbana, particularmente como alternativa as viagens realizadas por motocicletas. O sistema de transporte foi dividido em quatro subsistemas físicos (via, veículo, terminal e controle), onde o maior enfoque foi dado no veículo. Um VANT do tipo quadricóptero pesando 1,4 kg (com bateria e sem carga útil) foi montado e utilizado para se verificar a capacidade de carga útil, consumo energético e autonomia do veículo. Um VANT comercial também do tipo quadricóptero pesando 1,3 kg (com bateria e sem carga útil), similar ao VANT montado, também foi utilizado para se verificar a velocidade desse tipo de veículo. Foram realizados testes em motocicleta com o objetivo de se avaliar a velocidade, consumo energético e a razão entre as distâncias euclidiana e rodoviária. Os resultados analíticos e experimentais apontaram que o VANT é capaz de transportar cargas de baixo peso com autonomia para curtas e médias distâncias na logística urbana e com vantagem em termos de tempo de viagem, consumo de energia, custo financeiro da energia consumida e emissão de gases.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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