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dc.contributor.advisorRibeiro, Glaydston Mattos-
dc.contributor.authorGhisolfi, Verônica-
dc.date.accessioned2020-04-22T19:11:09Z-
dc.date.available2020-04-24T03:00:23Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11969-
dc.description.abstractThe overweight of vehicles in the road freight transportation is one of the causes of bad conditions of the Brazilian highways, reducing the useful life of the pavement, as well as an increase of the accidents. This is the case of the transportation of ornamental stones from the city of Nova Venécia, in the state of Espírito Santo, carried out by two alternative routes, destined to the Port of Vitória, whose activity is the protagonist of several accidents caused by excess weight. Faced with such a problem, which also affects road infrastructure, the overall objective of this work is to present a simulation model to assess the relationship between policies on overweight in road transport and the costs associated with its negative externalities. The proposed model assesses the impact on the general costs of transportation, pavement maintenance and road accidents, under different policies for the loading of ornamental stone vehicles using the Dynamic Systems method. The results confirm the economy of scale by reducing transport operating costs with the practice of overweight by hauliers. However, as the excess weight increases, the social costs with pavement maintenance and road accidents also increase. Therefore, the best vehicle loading policy depends on the relative importance of the economic and social costs involved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte de cargaspt_BR
dc.subjectExcesso de pesopt_BR
dc.subjectDinâmica de sistemaspt_BR
dc.titleDinâmica de sistemas para avaliação de impactos de excesso de peso no transporte rodoviário de cargaspt_BR
dc.title.alternativeSystem dynamics for evaluating impacts of overweight in road freight transportpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5401369683892150pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7248665539387069pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Gisele de Lorena Diniz-
dc.contributor.referee2Orrico Filho, Rômulo Dante-
dc.description.resumoO excesso de peso dos veículos no transporte rodoviário de cargas é um dos causadores das más condições das rodovias brasileiras, diminuindo a vida útil do pavimento, além de aumentar o risco de acidentes. Este é o caso do transporte de rochas ornamentais da cidade de Nova Venécia, estado do Espírito Santo, realizado por duas rotas alternativas, com destino ao Porto de Vitória, cuja atividade é protagonista de vários acidentes provocados pelo excesso de peso. Diante de tal problema, que também afeta a infraestrutura rodoviária, o objetivo geral desse trabalho é apresentar um modelo de simulação para avaliar a relação entre as políticas sobre o excesso de peso no transporte rodoviário e os custos associados às suas externalidades negativas. O modelo proposto avalia o impacto sobre os custos generalizados de transporte, manutenção do pavimento e acidentes rodoviários, sob diferentes políticas de carregamento dos veículos de rochas ornamentais por meio do método Dinâmica de Sistemas. Os resultados confirmam a economia de escala pela redução dos custos operacionais de transporte com a prática do excesso de peso por parte dos transportadores. No entanto, à medida que o excesso de peso aumenta, os custos sociais com manutenção do pavimento e acidentes rodoviários são elevados. Dessa forma, a melhor política de carregamento dos veículos depende da importância relativa entre os custos econômicos e sociais envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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