Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11971
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Webcomics ou história em quadrinhos: uma análise da Aces Weekly
Author(s)/Inventor(s): Ricardo, Jocilene dos Santos
Advisor: Costa, Robson Santos
Abstract: As histórias em quadrinhos são uma linguagem específica que utiliza a imagem, a escrita e diversos outros elementos para criar uma narrativa que é considerada como pertencente à cultura de massa. Gerações foram cativadas pelos mais diferentes gêneros de quadrinhos, levando-os a serem uma das mais relevantes linguagens do século XX. Na atualidade as histórias em quadrinhos estão presentes em diferentes meios, desde o tradicional papel até diferentes mídias eletrônicas. O presente trabalho tem por objetivo compreender, por meio da teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso, que compreendem os gêneros como uma construção social e histórica, se as histórias em quadrinhos eletrônicas – webcomics – mediante o contexto das tecnologias da informação do século XXI, podem ser vistas como um novo gênero ou somente são narrativas quadrinísticas tradicionais em novos meios. Metodologicamente apresenta uma pesquisa bibliográfica pautada em livros e artigos científicos de autores e estudiosos das áreas da Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, e das histórias em quadrinhos. Concluímos que, a webcomics do Aces Weekly pode ser considerada um novo gênero discursivo em processo de transformação.
Keywords: História em Quadrinhos
Webcomics
Gêneros do Discurso
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSRicardo.pdf538.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.