Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11981
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Juliana Horta de Assis | - |
dc.contributor.author | Saluzi, Lorrane de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T21:17:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11981 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Recuperação da Informação | pt_BR |
dc.subject | Informação musical | pt_BR |
dc.subject | Sistemas automatizados | pt_BR |
dc.subject | Virtualização da memória | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Recuperação da informação musical e memória | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4621902987127532 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Oliveira, Antonio José Barbosa de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6981609595879671 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Danilo Pestana de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4252703972159866 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7583404045542322 | pt_BR |
dc.description.resumo | As primeiras propostas de técnicas de recuperação da informação musical nasceram em meados da década de 1960, porém o termo “recuperação da informação musical” surgiu recentemente na década de 1990. A recuperação da informação musical trouxe consigo missões que vão desde organizar o conteúdo musical que foi produzido até disponibilizar e garantir o acesso ao conteúdo para o usuário. A produção de informação musical e sua forma de recuperar foram intensificadas após as interações de sistemas automatizados com os artifícios da web, como aos dados indexados na rede. Entre suas propostas, este trabalho busca apresentar a relação entre a recuperação da informação musical e a produção memória no contexto digital. Pretende-se analisar como a recuperação da informação musical dialoga com a produção da memória a partir da Web. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório. A análise foi realizada por meio de um estudo que buscou compreender a relação entre recuperação da informação musical e memória a partir da análise da interação entre aplicativos musicais (Spotify, Shazam e Deezer) e sujeitos. A coleta de dados, sua sistematização e análise foram feita mediante a um formulário disponibilizado na Web que abrange questões sobre os aplicativos mencionados, bem como a extração de significados que levaram a uma consideração sólida do que foi analisado. Por ora, considera-se que os aplicativos musicais se destacam como extensores da memória humana. Reforça a disseminação da identidade cultural, auxilia na reflexão e no aprendizado do individuo e por meio do retorno que o aplicativo fornece ao o usuário, incita uma necessidade do individuo continuar a produção de memória digital. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSSaluzi.pdf | 458.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.