Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11995
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Gabriel José Teixeira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T22:11:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11995 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca universitária | pt_BR |
dc.subject | Portais Web | pt_BR |
dc.subject | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Design Emocional | pt_BR |
dc.title | Análise da usabilidade dos portais web das universidades federais brasileiras com base no design emocional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2756978802063379 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria Jose Veloso da Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1412511336739406 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sobral, Fabrícia Carla Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7248687096598672 | pt_BR |
dc.description.resumo | A atual sociedade em rede impulsionou o surgimento de novos suportes de informação como os sites e portais mediados por interfaces disponíveis na web. À medida que os suportes se tornaram acessíveis, preocupações a respeito da usabilidade dos recursos e serviços presentes nas interfaces passaram a fazer parte desse contexto. No entanto, percebeu-se que as tradicionais metodologias de usabilidade não abarcavam questões sensoriais e emocionais na experiência de acesso do usuário, consideradas fundamentais neste trabalho. O design emocional surge então como alternativa para avaliação de sites e portais. O objetivo geral deste estudo é facilitar o uso de recursos informacionais disponíveis nos portais web das bibliotecas universitárias existentes em universidades federais brasileiras por meio do design emocional. Utiliza como base teórica os conceitos de biblioteca universitária, fontes de informação eletrônica, portais web, design, design emocional e usabilidade. Consiste em uma pesquisa aplicada e de natureza exploratória, onde busca-se obter resultados na aplicação do design emocional como alternativa para avaliação de portais web que considerem a percepção do usuário nos três níveis colocados por Donald Norman: visceral, comportamental e reflexivo. Adota-se abordagem qualitativa no que diz respeito à análise das respostas baseadas na percepção dos usuários com relação a teoria dos níveis emocionais. Apresenta dois métodos: observação direta e análise de conteúdo. A técnica para coleta de dados se constitui em: atividade prática de interação usuário-fonte de informação; aplicação de um questionário com quatro perguntas. A análise dos dados obtidos foi baseada nas respostas de cada tarefa tanto pela interpretação da observação, quanto pela análise de conteúdo nas respostas dos questionários, ambas permeadas pela teoria. Aponta como resultado uma predominância à intuitividade na experiência de navegação pelos participantes da pesquisa na maioria dos portais (aspecto favorável), mas também questões de desconforto, dificuldade e confusão provocadas por questões de luminosidade, disposição de elementos e organização de menus. Conclui-se que os aspectos emocionais são essenciais em teste de usabilidade para avaliação e análise de interfaces na web. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GJTSilva.pdf | 259.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.