Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12006
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bruno-Faria, Maria de Fátima | - |
dc.contributor.author | Souza, Thainá Filgueira Macedo de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-23T22:47:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:49Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12006 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Felicidade no trabalho | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar | pt_BR |
dc.subject | Satisfação no trabalho | pt_BR |
dc.title | Felicidade no trabalho : um estudo em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8599349398408940 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal desta pesquisa é, usando uma medida específica de felicidade, entender o nível médio de felicidade dos funcionários de escolas públicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com corte transversal, descritiva, exploratória, cujo procedimento foi de pesquisa com survey. O instrumento usado foi o Questionário Oxford de Felicidade (QOF), dos autores Hills e Argyle (2002). O resultado mostrou que, em média, esses profissionais têm nível de felicidade de 62,86%, sendo que as pessoas em cargos de nível operacional são as que possuem menor índice de felicidade, quando comparado com professores e profissionais do nível estratégico (este último apresentou o maior índice). Também notou-se que os resultados dos professores apresentaram um bom nível de felicidade, contrariando estudos que apontam esse perfil como sendo de alto nível de insatisfação e exaustão. A relevância do estudo pode ser percebida no fato do estudo ter tido a proposta de contribuir para a delimitação conceitual e pelo fato da pesquisa ter sido aplicada com funcionários de escolas públicas – um grupo da sociedade cujo trabalho é reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho como um dos que geram menor nível de prazer, bem-estar, saúde mental, satisfação, entre outros termos que até então vinham sendo utilizados como sinônimos de felicidade. Como futuras pesquisas sugere-se a criação de uma medida específica de felicidade no trabalho, tendo em vista que a empregada não contextualizava felicidade. Também, um estudo que correlacione outras variáveis do ambiente de trabalho, como prazer, satisfação e bem-estar, com a felicidade de um indivíduo para verificar o quanto o ambiente de trabalho é capaz de influenciar nesse sentimento. E, como uma última sugestão de trabalhos futuros, um estudo capaz de identificar quais elementos do ambiente de trabalho influenciam nos aspectos positivos e negativos refletidos no nível de felicidade de um indivíduo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TFMSouza.pdf | 2.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.