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dc.contributor.advisorAlmeida D’Agosto, Márcio de-
dc.contributor.authorBandeira, Renata Albergaria de Mello-
dc.date.accessioned2020-04-24T13:25:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:03Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12016-
dc.description.abstractThis research aims to propose a methodology for assessing the sustainability of urban freight transport (UFT) operations, according to the perspective of transport operators. This methodology fills some gaps identified in the existing literature, such as: the lack of studies regarding the criteria that should be assessed by operators in order to select the best suited UFT initiative to increase its sustainability level, as well as the absence of indicators or an index for such analysis. Therefore, a set of sustainability transportation indicators were identified and then adapted for evaluating the sustainability of UFT operations. Such indicators are the basis for the sustainability index for UFT proposed in this thesis. In order to estimate this index, we develop a fuzzy multi-criteria model, considering not only uncertainty but also different weights for various indicators. Moreover, this index limits the amount of information presented, allowing companies and transportation operators to develop comparative analyzes to evaluate alternative configurations for their collection, transfer and load distribution chains and then classify them in terms of sustainability. We apply the proposed methodology in a case study in order to assess the adoption of tricycles and electric light commercial vehicles as alternatives to the last mile of postal distribution, through a case of a public company in Rio de Janeiro, Brazil. This application confirmed the consistency, simplicity, flexibility and applicability of the proposed methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttransporte urbano de cargapt_BR
dc.subjectSustentabilidade.pt_BR
dc.titleMetodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de cargapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8875361042998659pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4038930409521817pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Suzana Kahn-
dc.contributor.referee2Marujo, Lino Guimarães-
dc.contributor.referee3Silva, Paulo Afonso Lopes da-
dc.contributor.referee4Rangel, Luís Alberto Duncan-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para avaliação da sustentabilidade de operações de transporte urbano de carga (TUC), sob a perspectiva de operadores de transporte. A metodologia visa preencher algumas lacunas identificadas na literatura existente, como: a carência de pesquisas sobre os critérios que os operadores devem avaliar para selecionar a iniciativa TUC mais indicada para aumentar seu nível de sustentabilidade, bem como a ausência de uma proposta de indicadores ou um índice que permitam tal análise. Portanto, identificou-se um conjunto de indicadores de sustentabilidade para transporte, que foram adaptados para avaliar a sustentabilidade de operações de TUC. Tais indicadores são a base para o desenvolvimento do índice de sustentabilidade para o TUC desenvolvido nesta tese. Propõe-se que este índice, que concilia aspectos econômicos, ambientais e sociais para avaliar e selecionar a operação TUC mais sustentável, seja estimado por meio de um modelo hierárquico-fuzzy, de modo a considerar a subjetividade e as incertezas envolvidas neste tipo de avaliação, bem como a adotar pesos diferentes para indicadores distintos. Esse índice limita a quantidade de informações apresentadas, permitindo que empresas e operadores de transporte desenvolvam análises comparativas para avaliar configurações alternativas para suas cadeias de coleta, transferência e distribuição de carga e, em seguida, classificá-las em termos de sustentabilidade. Esta metodologia foi aplicada para avaliar a adoção de triciclos e de veículos comerciais leves elétricos como alternativas para a distribuição postal em last mile, por meio do caso de uma empresa pública no Rio de Janeiro, Brasil. Esta aplicação confirmou a consistência, simplicidade, flexibilidade e aplicabilidade da metodologia proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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