Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/12026
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Antonio José Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Villafan, Larissa de Oliveira Bustillos | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-27T22:54:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12026 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Documento | pt_BR |
dc.subject | Paris is Burning | pt_BR |
dc.title | Representações em chamas: memórias, narrativas e construções identitárias de drag queens no documentário Paris is Burning | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6981609595879671 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santos, Maria José Veloso da Costa | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1412511336739406 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guedes, Vania Lisboa da Silveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8438289850732520 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Regina Maria Macedo Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5373756688550990 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em uma pesquisa de cunho descritivo, ancorada na perspectiva de estudos discursivos, que objetiva analisar e refletir a respeito das formas em que sistemas de representações funcionaram e se manifestaram numa comunidade de drag queens que viveram no Harlem, na cidade de Nova York, Estados Unidos da América, em meados de 1980. Para realizar esta análise, foi utilizado o documentário Paris is Burning como o objeto empírico de onde pretende-se fazer um recorte e, a partir daí, extrair determinadas categorias de representações a serem analisadas. Apoiando-se no conceito de representação, que é entendido neste estudo como a produção de sentido que se dá por intermédio das diversas manifestações de (e pelas) linguagens. Foram analisadas algumas das representações dos atores sociais que integraram o documentário, bem como as representações que atuaram na própria produção da obra, utilizando-se como base as contribuições de estudiosos que se debruçaram na caracterização do conceito. Foram estabelecidas relações entre a representação estudada e os conceitos de documento, memória, narrativas e construções identitárias, pretendendo atingir, por meio da abordagem desse encadeamento, um olhar mais reflexivo para narrativas presentes no registro informacional que aqui é entendido como fonte documentária. No âmbito metodológico, optou-se pela Análise do Discurso como método e foram coletados 15 quadros narrativos por onde buscou-se analisar as representações através do conceito de indexicalidade e da aplicação das cinco pistas indexicais como instrumental analítico dos dados narrativos. Os resultados da análise apontaram para formas pelas quais os sistemas de representação atuaram nos narradores e resultaram em determinadas representações veiculadas pelo documentário e apresentadas na análise das narrativas coletadas, atingindo, assim, o objetivo proposto no estudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOBVillafan.pdf | 482.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.