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dc.contributor.advisorTavares, Frederico Caetano Jandre de Assis-
dc.contributor.authorLoureiro, Juliana Pereira-
dc.date.accessioned2020-04-29T00:28:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:04Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12045-
dc.description.abstractThe present study evaluated the physiological responses of cardiorespiratory and electrodermal activity (EDA) of 30 healthy individuals to the difficulty variation of a videogame from electrocardiogram (ECG), respiratory flow and electrodermal response (EDR) signal records. Each participant played three levels of difficulty of the GEMGEM game interspersed by rest. Respiratory indices - respiratory period (RP) and its coefficient of variation (CVRP), heart rate variability indices (HRV) - RMSSD, SDNN and pNN50, as well as Respiratory Sinus Arrhythmia (RSA) were calculated. During the game, HRV, RSA, RP indices decreased, and heart rate (HR) increased. EDR varied among the volunteers, with highest values during the rest stages for some of them. No single index was significantly different between all difficulty levels; a combination of respiratory and electrodermal variables may be able to fully discriminate levels. Future analyses should consider characteristics such as expectation and motivation, as well as the ability of the volunteer in the game.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicofisiologiapt_BR
dc.subjectInterações cardiorrespiratóriaspt_BR
dc.titleRespostas fisiológicas de homens saudáveis a variações de nível de dificuldade de um videogame tipo Puzzlept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300056519348993pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pino, Alexandre Visintainer-
dc.contributor.referee1Nadal, Jurandir-
dc.contributor.referee2Campagnoli, Rafaela Ramos-
dc.description.resumoO presente estudo avaliou as respostas fisiológicas da atividade cardiorrespiratória e eletrodérmica (EDA) de 30 indivíduos saudáveis à variação de dificuldade de um videogame a partir de registros de sinais de eletrocardiograma (ECG), vazão respiratória e resposta eletrodérmica (EDR). Cada participante jogou três níveis do jogo GEMGEM intercaladas por repouso. Índices respiratórios – período respiratório (PR) e seu coeficiente de variação (𝐶𝑉𝑃𝑅), índices de variabilidade da frequência cardíaca (VFC) - RMSSD, SDNN e pNN50, assim como índices representativos do fenômeno cardiorrespiratório de Arritmia Sinusal Respiratória (ASR) foram calculados. Durante o jogo, os índices de VFC, ASR, PR reduziram, e a frequência cardíaca (FC) aumentou. A EDR variou entre os voluntários, com maiores valores durante as etapas de repouso para alguns deles. Nenhum índice foi significativamente diferente entre todos os níveis de dificuldade; uma combinação de variáveis respiratórias e eletrodérmicas talvez possa discriminar completamente os níveis. Análises futuras, devem considerar características como expectativa e motivação, assim como habilidade do voluntário no jogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Biomédicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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