Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1204
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Russo, Mariza | - |
dc.contributor.author | Santos, Rayane Gesta Puget dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T14:37:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/1204 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecários | pt_BR |
dc.title | A importância da biblioteca escolar nas instituiçõs de ensino, como um espaço para o aprendizado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Filho, Maria das Graças Freitas Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Senna, Ana Maria | - |
dc.description.resumo | Aborda a importância da Biblioteca Escolar dentro das instituições de ensino, como um espaço para o aprendizado, além da sala de aula, tendo como base conceitos de Biblioteca Escolar, segundo autores especializados na área, onde são definidos padrões como: boa infraestrutura, acervo atualizado, espaço físico, ambiente confortável, ressaltando a importância do profissional bibliotecário à frente desta instituição. Mostra o diferencial positivo que se tem com a presença do bibliotecário, competente em informação, destacando a sua posição como um agente transformador nas escolas, para auxiliar no ensino, juntamente com os professores, promovendo o desenvolvimento dos alunos-usuários. Aponta atividades de Competência em Informação, que podem ser realizadas nas bibliotecas, com o objetivo de desenvolver nos alunos habilidades informacionais, despertando-lhes o interesse em frequentar a biblioteca. Como metodologia da pesquisa foi utilizado uma pesquisa exploratória tendo como instrumento um formulário, baseado nos indicadores do Grupo GEBE, da UFMG, em quatro diferentes tipos de bibliotecas escolares, buscando levantar – mediante a técnica de observação direta - se são realizadas, pelos bibliotecários, atividades de competência em informação e em que consistem as mesmas. Os resultados obtidos só confirmam a importância de uma boa relação entre bibliotecário e professor, mostra que com ações conjuntas ou com apenas o incentivo da comunidade escolar os alunos e todos os profissionais são beneficiados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RGPSantos.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open | |
RGPSantos2.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.