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dc.contributor.advisorSavi, Marcelo Amorim-
dc.contributor.authorSilva, Raphael Santana-
dc.date.accessioned2020-05-04T11:46:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:05Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12089-
dc.description.abstractThe use of shape memory alloys (SMA) as actuators allows to build adaptive structures and to develop the concept of morphing. In the aeronautical industry, the morphing of aircraft is inspired by the flight of birds, as for the flaps and ailerons. Nowadays, the wing tips may have a static device called winglet that has an important aerodynamic function in cruise flight, but generates lift losses during take-off and landing. This work aims to analyze the winglet’s morphing using SMAs actuators. Two alternative models in bias configuration are presented: spring-pulley system and torsion springs system. Both models aim to represent conditions for application of a smallscale wing. This study shows a proof of concept and designs two prototypes for experimental verifications. Several parametric investigations evaluate the influence of air flow speed and the sensitivity of SMA wire diameter and spring index. The results show the conditions to obtain the desired geometric variation of the winglet and the feasibility of the actuation using SMA springs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLigas com memória de forma.pt_BR
dc.subjectMorfagem de wingletpt_BR
dc.titleAnálise da morfagem de winglets utilizando ligas com memória de formapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1224532648969159pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9806605905322470pt_BR
dc.contributor.referee1Ritto, Thiago Gamboa-
dc.contributor.referee2Dumont, Ney Augusto-
dc.description.resumoA utilização das ligas com memória de forma (SMA) como atuadores possibilita a construção de estruturas adaptativas e o desenvolvimento do conceito de morfagem. No contexto aeronáutico, as morfagens em aeronaves são inspiradas no voo de aves, como é o caso dos flapes e ailerons. Atualmente, as pontas de algumas asas apresentam um dispositivo estático chamado de winglet, que possui uma função aerodinâmica importante no voo de cruzeiro, mas que ocasiona perdas na sustentação durante a decolagem e a aterrissagem. Este trabalho busca analisar a morfagem de winglets utilizando atuadores com SMAs. Apresentam-se dois modelos alternativos de atuação em configuração bias: sistema mola-polia e sistema com molas torcionais. Os dois modelos conceituais representam as condições de aplicação da asa em escala reduzida. O estudo apresenta duas provas de conceitos e constrói dois protótipos para verificações experimentais. Diversas investigações paramétricas avaliam a influência do escoamento do ar e da sensibilidade do diâmetro do fio SMA e índice de mola. Os resultados mostram as condições em que é possível obter a variação desejada da geometria do winglet e a capacidade de atuação a partir de molas SMA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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