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dc.contributor.advisorPinto, Fernando Augusto de Noronha Castro-
dc.contributor.authorEstevão Fróes, Ferrão-
dc.date.accessioned2020-05-04T12:44:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:05Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12093-
dc.description.abstractThis work presents a method to predict the failure of a robotic manipulator’s task due to the flexibility of the elastic bodies that serves as a base. The errors can be the position, velocity and orientation of the tool attached to the tip of the robot. The method also provides a way to verify how modifications in the base design can change the dynamic behaviour of the coupled system. The motivation of such analysis is the crescent employment of service robots for in situ applications, where the use of a light and slender structure for the base may be the best and more feasible solution for placing the robot in the service environment. The analysis are divided as: model the Dynamic Multibody Systems of the robot, the base and the coupled base-robot, by Kane’s method; find the stiffness matrix of the base, by Finite Element Analysis; find the Rayleigh parameters of the proportional damping matrix of the base, by Experimental Modal Analysis. An in situ robotic hardcoating system (EMMA) is chosen as the case of study. Simulations are done for two different trajectories and three different bases. The results of the reference model (rigid base) and the coupled model (robot - flexible base) are then compared and shows the changes in the controled parameters due to the flexibility of the base. This analysis allows the verification of compliance to the hardcoating requirements like position, velocity and orientation of the gun with respect to the surface.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDinâmica multicorpospt_BR
dc.subjectAnálise modalpt_BR
dc.subjectRobótica de serviçopt_BR
dc.titleAvaliação da dinâmica de manipuladores robóticos sobre bases flexíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5018072793043957pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6755752110914450pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Max Suell-
dc.contributor.referee2Costa, Ramon Romankevicius-
dc.description.resumoApresenta-se neste trabalho um método para prever a falha de um manipulador robótico ao realizar uma tarefa, devido à flexibilidade dos corpos elásticos que lhe servem como base. Os erros podem ser de posição, velocidade e orientação da ferramenta na extremidade do robô. O método também fornece um meio para verificar como modificações no projeto da base podem alterar o comportamento dinâmico do sistema acoplado. A motivação de tal análise se dá pelo crescente emprego de robôs de serviço para aplicações in situ, onde o uso de uma estrutura leve e esbelta pode ser a melhor e mais viável solução para posicionar o robô dentro do ambiente de serviço. A análise se divide em: modelar pelo método de Kane, os sistemas dinâmicos multicorpos do robô, da base e do sistema acoplado robô e base; encontrar a matriz de rigidez da base, pela análise por Elementos Finitos; e encontrar os parâmetros de Rayleigh da matriz de amortecimento proporcional, por análise Modal Experimental. Um sistema para revestimento robótico in situ (EMMA) é escolhido para estudo de caso. Simulações são realizadas para duas trajetórias e três bases diferentes. Os resultados do modelo de referência (base rígida) e o modelo acoplado (robô - base flexível) são então comparados e apresentam as mudanças que ocorrem, devido à flexibilidade da base, nos parâmetros controlados da tarefa. Esta análise permite a verificação da conformidade aos requisitos do processo de revestimento robótico, como posição, velocidade e orientação dadas à flexibilidade e o amortecimento da base.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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