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dc.contributor.advisorFreire, Átila Pantaleão Silva-
dc.contributor.authorNorões, Higuel Parga de Paiva-
dc.date.accessioned2020-05-04T13:09:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:05Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12095-
dc.description.abstractDrag reduction techniques are used for energy consumption reduction in various engineering transport systems. Among them, longitudinal riblets stand out since they are passive and of relative easy fabrication when compared to other techniques. It is shown on literature that longitudinal riblets act on modifying turbulent boundary layer of both internal and external flows. Change on flow dynamics near the wall leads to a decrease of up to to 10% in shear stress, which directly reflects system’s energy consumption reduction. The built and analysed experiment of this work consists in comparing the internal flow of a smooth wall rectangular channel and a longitudinal riblets covered channel. Riblets dimensions are optimal as pre-established by literature. Measurements techniques of pressure variation, particle image velocimetry and laser Doppler anemometry. Results show drag reductions of up to 20%, consistent between independent measurement techniques. The achievement of this unprecedented outcome shows the use of longitudinal riblets can and must be studied in-depth for successful application in industry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRanhura longitudinalpt_BR
dc.subjectRedução de arrastopt_BR
dc.titleEstudo experimental da aplicação de ranhuras longitudinais em escoamentos turbulentos internospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7018522179059194pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1271806336999109pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Loureiro, Juliana Braga Rodrigues-
dc.contributor.referee1Moriconi, Luca Roberto Augusto-
dc.contributor.referee2Anbarlooei, Hamidreza-
dc.description.resumoTécnicas de redução de arrasto são empregadas na diminuição do consumo energético de diversos sistemas de transporte na engenharia. Dentre elas, destacam-se as ranhuras longitudinais, já que são do tipo passivo e de fácil fabricação quando comparadas com outras técnicas. Na literatura, mostra-se que as ranhuras longitudinais atuam modificando a estrutura da camada limite turbulentas de escoamentos tanto internos quanto externos. A alteração na dinâmica do escoamento próximo à parede faz com que a tensão de cisalhamento apresente reduções de até 10%, o que se reflete diretamente na diminuição do consumo energético do sistema. O experimento construído e analisado neste trabalho consiste em comparar o escoamento interno de um canal retangular de parede lisas e um canal com ranhuras longitudinais. As ranhuras possuem dimensões ótimas pré-estabelecidas pela literatura. Foram utilizadas técnicas de medição de variação de pressão, velocimetria por imagem de partículas e velocimetria laser Doppler. Os resultados mostram valores de redução de arrasto acimas de 20%, consistentes entre técnicas de medição independentes. A obtenção deste resultado sem precedentes na literatura mostra que o uso de ranhuras longitudinais pode e deve ser estudado mais aprofundadamente para que sejam aplicadas com sucesso na indústria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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