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dc.contributor.advisorZattar, Marianna-
dc.contributor.authorNunes, Tamiris da Silva Peniche-
dc.date.accessioned2020-05-05T21:01:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:45Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12105-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titlePrática informacional dos nativos digitais: um estudo do processo de aprendizagem sociointeracionistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Robson Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.description.resumoEstuda a prática informacional dos nativos digitais. Justifica, entre outras coisas, a partir da necessidade de compreender o processo de aprendizagem para além das formas, modos, meios, espaços e ações tradicionais no processp de aprendizagem. Desenvolve o referencial teórico com base nas noções de Competência em Informação (American Library Association); Prática Informacional (Savolainen); Nativos Digitais (Lehmkuhl e Palfrey) e Aprendizagem Sociointeracionista (Bessa) com foco na Pedagogia da Libertação e na Pedagogia da Autonomia (Freire). Indica nos procedimentos metodológicos uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e detalha a estrutura do questionário que orientou a coleta e a análise de dados. Detalha as características da formação do campo de pesquisa, população, amostra. Indica como principal resultado a relação de prática informacional com a proposta atual da competência em informação voltada para o aprendizado coletivo. Conclui que as características dos nativos digitais demandam um olhar minuscioso para a prática informacional relacionando-se com a competência midiática e em informação como ferramenta necessária no processo de aprendizagem sociointeracionista, destacando a importância de ser desenvolvida em ambientes de ensino mediada pela atuação do profissional bibliotecário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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