Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12105
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zattar, Marianna | - |
dc.contributor.author | Nunes, Tamiris da Silva Peniche | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T21:01:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12105 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Competência informacional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Prática informacional dos nativos digitais: um estudo do processo de aprendizagem sociointeracionista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9001696745454196 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756978802063379 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7583404045542322 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estuda a prática informacional dos nativos digitais. Justifica, entre outras coisas, a partir da necessidade de compreender o processo de aprendizagem para além das formas, modos, meios, espaços e ações tradicionais no processp de aprendizagem. Desenvolve o referencial teórico com base nas noções de Competência em Informação (American Library Association); Prática Informacional (Savolainen); Nativos Digitais (Lehmkuhl e Palfrey) e Aprendizagem Sociointeracionista (Bessa) com foco na Pedagogia da Libertação e na Pedagogia da Autonomia (Freire). Indica nos procedimentos metodológicos uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e detalha a estrutura do questionário que orientou a coleta e a análise de dados. Detalha as características da formação do campo de pesquisa, população, amostra. Indica como principal resultado a relação de prática informacional com a proposta atual da competência em informação voltada para o aprendizado coletivo. Conclui que as características dos nativos digitais demandam um olhar minuscioso para a prática informacional relacionando-se com a competência midiática e em informação como ferramenta necessária no processo de aprendizagem sociointeracionista, destacando a importância de ser desenvolvida em ambientes de ensino mediada pela atuação do profissional bibliotecário. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSPNunes.pdf | 260.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.