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http://hdl.handle.net/11422/12115
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Scheffel, Marcos Vinícius | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Euda Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T21:31:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:19Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12115 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Colocação pronominal | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Português do Brasil | pt_BR |
dc.title | A colocação pronominal no português brasileiro: uma análise com base em videoaulas do Youtube | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5291324246017765 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga como o ensino de Língua Portuguesa tem sido abordado. Especificamente, escolhemos o tema sobre colocação pronominal no âmbito brasileiro. Para tal, selecionamos 4 (quatro) professores que oferecem videoaulas no Youtube, para estudantes que precisam prestar concurso público, realizar o (ENEM) Exame Nacional do Ensino Médio ou até mesmo estudantes que estão tendo dificuldade no ensino básico regular. Para analisar como tem sido essa abordagem, observamos, além dos documentos oficiais do (MEC) Ministério da Educação e Cultura, como a Base Nacional Comum Curricular, entre outros, vários textos de linguistas brasileiros que pesquisam o tema. Durante as análises, a questão central é o ensino baseado em regras da norma padrão, sem, no entanto, observar as diferentes situações comunicativas da Língua Portuguesa, e nesse caso, a utilização do clítico. Verificamos que todas as aulas analisadas se baseiam em ensinar regras da norma padrão, pois, essas videoaulas têm um propósito bem específico de ajudar estudantes que tiveram um ensino de pouquíssima qualidade nas escolas da rede pública. O que nos faz chegar à conclusão que é importante que os professores que estão se formando percebam que não se deve perder tempo em sala de aula com um ensino engessado por meio de regras, já que isso, comprovadamente gera insegurança e pouco proveito para a vida escolar, acadêmica e profissional dos jovens. Verificamos que ensinar aos alunos que não se pode usar a próclise em vários contextos, quando isto, na verdade, é a forma mais comum dos brasileiros, é extremamente equivocado. O que se precisa entender urgentemente é ensinar a língua com suas variantes considerando as diversas situações comunicativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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