Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDoria, Francisco Antônio de Moraes Accioli-
dc.contributor.authorRibeiro, Luís Otavio de Marins-
dc.date.accessioned2020-05-08T12:26:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:48Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12164-
dc.description.abstractThe relevance of the selection of a transportation model can be easily perceived as it can impact the logistics costs of the business. In this context, transportation may account for up to 60% of logistics costs. This study aims to find an answer to the question: which is the best transportation model alternative for rice flow along the Vale do Jacuí (RS) corridor up to Praia do Forno (RJ)? The study intends to apply the Fuzzy-Topsis technique to real rice flow data after data treatment by Brainstorming with Logistics specialists. The Fuzzy-Topsis method was applied to treated data for comparison of the best transport model alternative between Unimodality of transportation using the road carriage modal and the following Intermodal alternatives: road/railway, road/waterway and road/railway/waterway. A qualitative-quantitative approach methodology was applied in the thesis. The qualitative approach is discussed in the first part, represented by literature review and the Brainstorming method; the second part presents the quantitative approach by applying the Fuzzy-Topsis technique that enabled a decision about the best cost-benefit alternative. As a result, the relevance of the use of this tool for comparison between transportation model alternatives can also be evidenced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectFuzzy Topsispt_BR
dc.titleModelo Fuzzy Topsis para escolha da melhor alternativa de custos e benefícios da logística utilizando as alternativas de transporte unimodal e intermodal no escoamento do arrozpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3752438139035667pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8701137278041508pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Grecco, Cláudio Henrique dos Santos-
dc.contributor.referee1Cosenza, Carlos Alberto Nunes-
dc.contributor.referee2Moré, Jesus Domech-
dc.contributor.referee3Santos, Isaac José Antonio Luquetti dos-
dc.contributor.referee4Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de-
dc.description.resumoÉ de fácil percepção que a importância da escolha feita na utilização de um modelo de transporte pode impactar nos custos logísticos empresariais, nesse contexto o transporte pode chegar até 60% dos custos logísticos. Esse estudo busca responder a questão: qual a melhor alternativa de modelos de transporte para o escoamento do arroz no corredor Vale do Jacuí (RS) até a Praia do Forno (RJ)? O objetivo do estudo é aplicar o método Fuzzy Topsis em dados reais do escoamento do arroz, depois de tratado em um Brainstorming com especialistas na área de Logística. Foi aplicado o Método Fuzzy Topsis nesses dados tratados, comparando assim qual a melhor alternativa dentre os modelos de transporte deve ser utilizada entre a Unimodalidade de transportes com o modal rodoviário, as alternativas de Intermodalidade de transportes: rodoviário / ferroviário, rodoviário / hidroviário e rodoviário / ferroviário / hidroviário. A metodologia aplicada na tese utiliza uma abordagem qualiquantitativa. A abordagem qualitativa está na primeira parte do trabalho, representada na revisão da literatura e na utilização do método Brainstorming, na segunda parte aparece a abordagem quantitativa, na aplicação do método Fuzzy Topsis que permitiu decidir pela melhor alternativa com relação ao custo/benefício. Como resultado, também pode ser observado a importância da aplicação da ferramenta para a comparação das alternativas de modelos de transportes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuisOtavioDeMarinsRibeiro.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.