Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Doria, Francisco Antônio de Moraes Accioli | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Luís Otavio de Marins | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-08T12:26:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:48Z | - |
dc.date.issued | 2018-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/12164 | - |
dc.description.abstract | The relevance of the selection of a transportation model can be easily perceived as it can impact the logistics costs of the business. In this context, transportation may account for up to 60% of logistics costs. This study aims to find an answer to the question: which is the best transportation model alternative for rice flow along the Vale do Jacuí (RS) corridor up to Praia do Forno (RJ)? The study intends to apply the Fuzzy-Topsis technique to real rice flow data after data treatment by Brainstorming with Logistics specialists. The Fuzzy-Topsis method was applied to treated data for comparison of the best transport model alternative between Unimodality of transportation using the road carriage modal and the following Intermodal alternatives: road/railway, road/waterway and road/railway/waterway. A qualitative-quantitative approach methodology was applied in the thesis. The qualitative approach is discussed in the first part, represented by literature review and the Brainstorming method; the second part presents the quantitative approach by applying the Fuzzy-Topsis technique that enabled a decision about the best cost-benefit alternative. As a result, the relevance of the use of this tool for comparison between transportation model alternatives can also be evidenced. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Custos | pt_BR |
dc.subject | Fuzzy Topsis | pt_BR |
dc.title | Modelo Fuzzy Topsis para escolha da melhor alternativa de custos e benefícios da logística utilizando as alternativas de transporte unimodal e intermodal no escoamento do arroz | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3752438139035667 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8701137278041508 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Grecco, Cláudio Henrique dos Santos | - |
dc.contributor.referee1 | Cosenza, Carlos Alberto Nunes | - |
dc.contributor.referee2 | Moré, Jesus Domech | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Isaac José Antonio Luquetti dos | - |
dc.contributor.referee4 | Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de | - |
dc.description.resumo | É de fácil percepção que a importância da escolha feita na utilização de um modelo de transporte pode impactar nos custos logísticos empresariais, nesse contexto o transporte pode chegar até 60% dos custos logísticos. Esse estudo busca responder a questão: qual a melhor alternativa de modelos de transporte para o escoamento do arroz no corredor Vale do Jacuí (RS) até a Praia do Forno (RJ)? O objetivo do estudo é aplicar o método Fuzzy Topsis em dados reais do escoamento do arroz, depois de tratado em um Brainstorming com especialistas na área de Logística. Foi aplicado o Método Fuzzy Topsis nesses dados tratados, comparando assim qual a melhor alternativa dentre os modelos de transporte deve ser utilizada entre a Unimodalidade de transportes com o modal rodoviário, as alternativas de Intermodalidade de transportes: rodoviário / ferroviário, rodoviário / hidroviário e rodoviário / ferroviário / hidroviário. A metodologia aplicada na tese utiliza uma abordagem qualiquantitativa. A abordagem qualitativa está na primeira parte do trabalho, representada na revisão da literatura e na utilização do método Brainstorming, na segunda parte aparece a abordagem quantitativa, na aplicação do método Fuzzy Topsis que permitiu decidir pela melhor alternativa com relação ao custo/benefício. Como resultado, também pode ser observado a importância da aplicação da ferramenta para a comparação das alternativas de modelos de transportes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LuisOtavioDeMarinsRibeiro.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.