Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12166
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Marcus Vinicius de Araújo-
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo da Silva-
dc.date.accessioned2020-05-08T12:49:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:47Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12166-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the agglomeration of fashion in Rio de Janeiro, identifying and characterizing the relationships between spatial proximity, business models and the process of learning and innovation of women ’s fashion companies in the city. Because it is a complex phenomenon, a qualitative research approach was chosen, through the accomplishment of 25 interviews, preceded by a large bibliographical review. It was concluded that there are at least two major forms of competition in the fashion market in Rio. The first would be a more generic form of performance, based on imitation or adaptation to the aesthetic styles and proposals, of collections of more experimental brands. The second would be a few large brands, but above all, micro-enterprises that adopt a more authoritarian stance in the innovation process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.titleO processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda na cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7722873668622044pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1834096518106446pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra-
dc.contributor.referee2Duarte, Francisco José de Castro Moura-
dc.contributor.referee3Mello, José Manoel Carvalho de-
dc.contributor.referee4Renault, Thiago Borges-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objeto de estudo a investigação sobre a aglomeração da moda no Rio de Janeiro, identificando e caracterizando as relações entre proximidade espacial, modelos de negócios e o processo de aprendizagem e inovação das empresas de moda feminina da cidade. Por se tratar de um fenômeno complexo, optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, através da realização de 25 entrevistas, antecedida por uma ampla revisão bibliográfica. Concluiu-se que existem, pelo menos, duas grandes formas de competição no mercado da moda carioca. A primeiro seria uma forma mais genérica de atuação, baseada na imitação ou adaptação aos estilos e propostas estéticas de coleções de marcas mais experimentais. Já a segunda forma seria capitaneada por algumas poucas marcas grandes, mas, sobretudo, pelas microempresas que adotam uma postura mais autoral no processo de inovação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RodrigoDaSilvaCarvalho.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.